Oficina de Leitura Guimarães Rosa (Parte 1)

Podcast: Oficina de Leitura Guimarães Rosa (Parte 1)

Descrição:

Conjunto de episódios da Oficina de Leitura Guimarães Rosa (Parte 1).

 

Podcast do IEB disponível em: http://www.ieb.usp.br/podcast/ 

 

023 – Oficina de Leitura Guimarães Rosa: o prazer de ler em grupo, em voz alta [por Regina Pereira]

Resumo: A história, a trajetória e as realizações da Oficina de Leitura Guimarães Rosa, atividade que reúne semanalmente leitores apaixonados por Guimarães Rosa numa sala do IEB, onde se encontra abrigado o grande acervo do autor.

 

025 – Oficina de Leitura Guimarães Rosa: a formação da Oficina [por Renata Ribeiro]

Resumo: o texto do professor Dieter Heidman nos conta a história da formação da Oficina de Leitura Guimarães Rosa, na sequência, as narrações de Mônica Gama e Roberto Soares relatam a experiência da imersão na leitura em Roda.

 

031 – A arte nos salvando das horas brutas [por Maria do Socorro Mesquita]

Resumo: Socorro, integrante da Oficina de Leitura Guimarães Rosa, narra sua aproximação com o autor e com grupo de leitura.

 

033 – Calina Guimarães e o Grupo Miguilim [por Maria do Socorro Mesquita e Elisa Almeida/ Narração: Evelyn Guedes]

Resumo: Elisa Almeida apresenta um breve histórico do nascimento da Grupo Miguilim, focalizando o papel fundamental de Calina Guimarães, prima de João Guimarães Rosa, como idealizadora do projeto.

 

035 – A Miopia de Miguilim [por Dôra Guimarães, Narração: João Vitor, Letra/música: Wagner Dias e Élida Marques]

Resumo: A delicada dobradinha narração e música narra a infância de Miguilim, personagem marcante de Guimarães Rosa, de Campo Geral, das novelas de Corpo de Baile.

 

036 – O Liso do Sussuarão [por Tiago Goulart]

Resumo: A sofrida travessia do mítico Liso do Sussuarão, episódio de Grande Sertão: Veredas, na voz de Tiago Goulart, contador de estórias de Cordisburgo.

 

037 – O Pacto [por Fábio Barbosa]

Resumo: Forte narrativa do Pacto que Riobaldo, personagem de Grande Sertão: Veredas, teria feito (ou não), na voz de Fábio Barbosa, do grupo Caminhos do Sertão, de Cordisburgo.

 

039 – O sertão está em toda parte [por contadores de estórias]

Resumo: Trechos de Grande Sertão: Veredas narrados por contadores de Morro da Garça, Cordisburgo, Chapada Gaúcha e São Paulo.

 

051 – Dôra contadora, Dôra inventora [por Socorro Mesquita e Dôra Guimarães]

Resumo: Socorro Mesquita, da Oficina de Leitura Guimarães Rosa, traça um perfil poético da contadora de estórias e mestra dos Miguilins Dôra Guimarães, que narra um trecho de O burrinho pedrês, do livro Sagarana.

 

052 – As astúcias de Riobaldo e Diadorim [por Ana Lúcia Magela]

Resumo: As astúcias de Diadorim e Riobaldo e a condição humana. Dois personagens de Guimarães Rosa analisados pela perspectiva da professora Ana Lúcia Magela.

 

 

Fonte: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP