Arte sobre fotos: USP Imagens/Wikipedia

Pós-graduação: USP vai premiar estudos sobre marcos de 22

Edital busca pesquisas que investiguem os eventos ocorridos durante a Independência do Brasil (1822) e a Semana de Arte Moderna (1922); inscrições vão até 1º de junho

20/05/2022

Crisley Santana

Para ampliar a visibilidade sobre as pesquisas acadêmicas e destacar a importância dos eventos históricos ocorridos em 1822 e 1922 no Brasil, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP lançou o edital Prêmio Vídeo Ciclo22. Haverá prêmios para os três melhores colocados.

O objetivo do concurso é dar visibilidade às pesquisas em nível de mestrado e doutorado que estão em andamento na Universidade e abordem tópicos relacionados à Independência do Brasil e à Semana de Arte Moderna, além dos desdobramentos desses eventos. Pode participar qualquer estudante regularmente matriculado em algum programa de pós-graduação da USP, de qualquer área do conhecimento. 

“Nós poderemos receber propostas de trabalhos bem abrangentes. Isso é uma das riquezas do Ciclo22, poder integrar áreas que não são muito correlatas, mas que foram fundamentais para nossa história”, disse sobre o edital Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação e professor do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. 

Segundo ele, a importância de uma iniciativa como essa está em demonstrar o que está sendo feito na Universidade a partir de uma linguagem universal. “O Ciclo22 mostra uma linguagem mais acessível de comunicação com a sociedade. E é importante a gente mostrar o que está sendo feito na Universidade de São Paulo em termos de pós-graduação dentro desse tema”, afirmou.

20201008_Marcio-de-Castro-Silva-Filho.jpg

Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação da USP- Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Apesar do formato livre, os vídeos devem ter duração máxima de 3 minutos, abordar reflexões sobre os marcos históricos de 22, além de conter os nomes dos autores, orientadores e do programa de pós-graduação do qual o autor faz parte. Vídeos que contenham materiais (imagens e sons) com conflitos de direitos autorais serão desclassificados. 

Os candidatos devem apresentar declaração do autor e orientador concedendo os direitos autorais da produção à USP e permissão para divulgação nas mídias digitais, além de comprovante recente que indique vinculação ativa do autor ou autores com a pós-graduação.

Vídeos de pesquisas sobre os marcos de 22

Produções de pesquisadores vinculados a cursos de pós-graduação da USP

Duração máxima de

3 minutos

Abordar reflexões sobre os marcos históricos de 22, incluindo eventos ocorridos durante a:

Independência do Brasil (1822)

Semana de Arte Moderna (1922)

É necessária a cessão de direitos autorais da produção à USP e permissão para divulgação em mídias digitais

Premiação de

R$ 2.500

para os dois primeiros colocados

Os dois primeiros colocados receberão um prêmio no valor de R$ 2.500 e um certificado de premiação. Já os autores do terceiro lugar serão agraciados com menção honrosa, além do certificado de premiação. Os orientadores das pesquisas premiadas receberão um Certificado de Premiação assinado pelo reitor da USP e pelo pró-reitor de Pós-Graduação.

“Até então eram meio desconhecidos esses projetos que foram feitos ao longo do tempo, o impacto deles na nossa sociedade e o que eles representam para o futuro. Então por meio desses editais, a gente tem chance de aumentar essa visibilidade diante de temas tão importantes”, destacou Niels Olsen Saraiva Câmara, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e professor do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo. 

Para se inscrever basta acessar o formulário de inscrição on-line. Os resultados do edital serão divulgados no dia 17 de junho. Mais informações, acesse o link: http://e.usp.br/kd6 

Dúvidas e outras informações: contato-prpg@usp.br

Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br. Cadastre-se e receba as notícias por e-mail clicando aqui.
E siga as redes sociais do projeto:Twitter | Instagram | Youtube