.
Entre as produções culturais que construíram o Movimento Modernista no Brasil, algumas revistas ganharam destaque. Klaxon, Terra Roxa e Outras Terras, Estética, A Revista, Verde e Revista de Antropofagia estão entre os materiais que formaram uma nova cultura nacional.
Uma parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, em São Paulo, e o Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa vai relançar os periódicos em versão on-line. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, evento considerado precursor do Modernismo no país.
“Por meio da parceria com a Universidade Nova de Lisboa, mediada pelo professor Luis Crespo Andrade, foi possível reproduzir um projeto já em desenvolvimento para a revistas modernistas portuguesas, para incorporar, por enquanto, seis das mais relevantes revistas modernistas brasileiras”, comentou Alexandre Macchione Saes diretor da BBM e professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.
As revistas serão republicadas em seis websites com sistema de busca, o que permite aos leitores encontrar conteúdos a partir do autor, tema, título, entre outras formas de pesquisa. O site traz ainda estudos sobre os periódicos.
O objetivo das publicações é renovar o interesse na leitura das revistas usando os recursos possibilitados pela arte digital.
“O portal oferece aos pesquisadores e interessados um completo sistema de busca para a consulta das revistas, assim como um detalhado material de apoio com outros documentos, testemunhos e estudos sobre cada uma das revistas. O projeto oferece, portanto, mais do que um portal para a consulta das revistas, mas uma cuidadosa curadoria de materiais e pesquisas para interessados no estudos sobre o modernismo brasileiro”, comentou Alexandre Macchione Saes diretor da BBM e professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP.
O lançamento do projeto ocorrerá na Sala Villa Lobos, da BBM, no dia 29 de junho, das 14h às 17h.
A mesa de abertura, com a apresentação do projeto, terá a participação de Luís Crespo Andrade (Universidade Nova de Lisboa), Tânia de Lucca (UNESP), Ana Luiza Martins (Condephaat), Antonio Dimas (IEB/USP). A segunda mesa, com a participação de Marcos Moraes (IEB/USP) e Elias Thomé Saliba (FFLCH/USP), que debaterá o legado das revistas modernistas brasileiras 100 anos depois da Semana de Arte Moderna.
Confira nos links abaixo o acesso às revistas digitalizadas:
Klaxon: https://br.revistasdeideias.net/pt-pt/klaxon
Terra Roxa e Outras Terras: https://br.revistasdeideias.net/pt-pt/terra-roxa-e-outras-terras
Estética: https://br.revistasdeideias.net/pt-pt/estetica
A Revista: https://br.revistasdeideias.net/pt-pt/a-revista
Verde: https://br.revistasdeideias.net/pt-pt/verde
Revista de Antropofagia: https://br.revistasdeideias.net/pt-pt/revista-de-antropofagia
.