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Projeto da USP vai acompanhar pesquisas sobre marcos históricos de 22

Série da iniciativa Ciclo22 vai mostrar estudos em desenvolvimento na Universidade sobre independência do Brasil, Semana de Arte Moderna e outros eventos de 1822 e 1922

29/10/2021

Crisley Santana

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 207, destaca que as universidades brasileiras devem estar pautadas em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. A USP, entre outros fatores, é reconhecida no mundo inteiro por sua excelência em pesquisa.

A fim de explorar essa, que é uma das mais importantes características acadêmicas, e analisar parte dos estudos desenvolvidos na Universidade, a iniciativa Ciclo22 vai estrear uma série sobre pesquisas em desenvolvimento que envolvam os marcos históricos relacionados aos anos de 1822 (independência do Brasil) e 1922 (Semana de Arte Moderna).

Para mapear os estudos, foi usado um formulário no qual os pesquisadores puderam registrar suas pesquisas, descrever os objetivos delas e indicar as previsões das datas de defesa, momento em que devem apresentar os resultados do estudo a uma banca avaliadora.

0

Foi a quantidade de respostas recebidas entre 6 e 22 de outubro de 2021

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Respostas foram sobre temas de pesquisa relacionados aos marcos de 22

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São as dissertações de mestrado em andamento sobre os marcos de 22

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São as teses de doutorado em andamento sobre os marcos de 22

Abaixo, a quantidade de estudos em andamento que envolvem temas relacionados aos marcos de 22 e suas respectivas unidades de ensino.

15

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

3

Faculdade de Educação (FE)

2

Escola de Comunicações e Artes (ECA)

2

Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

1

Faculdade de Direito (FD)

1

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

1

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

1

Interunidades em Museologia

1

Interunidades em Estética e História da Arte

A professora e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP Diana Vidal, que coordena o projeto Ciclo22, comentou sobre o levantamento realizado pela iniciativa. Para ela, “a proposta de conhecer as pesquisas em andamento relacionadas ao Ciclo22, foi frutífera”.

“Até o momento, estávamos operando com os levantamentos feitos nas bases de Teses e Dissertações do Dedalus [sistema digital do acervo disponível em bibliotecas da USP]. Mas isso nos levava a ter contato apenas com os trabalhos já defendidos, selecionados por um olhar externo. Agora, com as respostas ao formulário, temos presente as manifestações de pesquisadores e pesquisadoras sobre sua adesão aos temas do Ciclo22 e podemos acompanhar a realização dos projetos, nos seus vários estágios”, afirmou.

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Diana Vidal, diretora do Instituto de Estudos Brasileiros e coordenadora do projeto Ciclo22 - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Os resultados encontrados pelo levantamento, segundo a professora, permitem concluir a relevância por trás dos temas explorados no projeto Ciclo22. “As temáticas continuam vivas no universo investigativo da pós-graduação, em estudos desenvolvidos em diversas unidades da USP”, disse Diana.

Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br 
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