Podcast Ciclo 22 no Vestibular

O projeto Ciclo22 da USP criou um podcast para ajudar os estudantes que irão prestar vestibular em 2022. A produção traz episódios especiais para debater criticamente os fatos históricos ocorridos em 1822 (Independência do Brasil) e 1922 (Semana de Arte Moderna), além dos desdobramentos desses eventos até os dias atuais.

Cada episódio, publicado quinzenalmente, discute os temas a partir de questões que caíram em vestibulares passados, com explicações e dicas sobre como estudar e como se preparar para as provas. Para isso, o podcast traz professores de cursinhos populares da USP para falar.

O primeiro episódio do Podcast Ciclo 22 no Vestibular entrevistou o professor de história Wander Lima do Cursinho FEAUSP, mantido por estudantes da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, em São Paulo, para falar sobre como a Independência do Brasil costuma ser abordada no vestibular. Clique no player para ouvir.

O segundo episódio do Ciclo 22 no Vestibular traz a professora Adele Grostein para falar do início do Modernismo no Brasil e da Semana de Arte Moderna de 1922. Adele é formada em Letras pela USP, doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e professora em cursinhos populares como o da FEA e da Poli USP.

O terceiro episódio do podcast Ciclo 22 no Vestibular fala sobre algoritmos e bolhas digitais com a professora de redação Sara Melo, do cursinho popular MedEnsina, mantido pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP. O assunto que envolve inteligência artificial pode ser tema dos vestibulares deste ano e deve fazer parte da reflexão sobre o Brasil atual.