Arte sobre fotos: Freepik/Vitrine Filmes

Brasil em tela: evento da USP debate trajetória do audiovisual

Passado e futuro da área serão discutidos no Fórum Internacional Cinemática IV entre os dias 16 e 19 de agosto em formato híbrido

12/08/2022

Crisley Santana

Embora o audiovisual não tenha sido explorado pela Semana de Arte Moderna de 1922,  festival considerado início do Modernismo no Brasil, a área recebeu as influências trazidas pelo movimento. O impacto do tema, além do presente e futuro da área no país, será discutido pelo Fórum Internacional Cinemática IV – Brasil em Tela: Modernismos, Vanguardas e Cinema, produzido pelo Grupo de Pesquisa da Linguagem Cinemática da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. 

O evento acontecerá entre os dias 16 e 19 de agosto, em conjunto com o Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Os encontros terão formato híbrido, com apresentações no auditório Lupe Cotrim, localizado no Prédio Central da ECA, em São Paulo, e transmissão on-line pelo canal da Escola no YouTube

Além dos aspectos da linguagem cinematográfica, o objetivo dessa edição é discutir a História do Brasil através das telas, ressaltando a identidade do povo brasileiro e refletindo sobre os marcos de 22: Bicentenário de Independência e Semana de Arte Moderna. A coordenação e apresentação do Fórum são feitas pela professora Gisele Gubernikoff, do Departamento de Artes Plásticas da ECA. 

Entre os convidados, destacam-se as presenças do professor emérito Ismail Xavier, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e de Rosane Borges, docente do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (Colabor) e do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc).

Para participar, é necessário se inscrever no formulário on-line. Os inscritos que tiverem dois terços de presença receberão certificado de participação.

Cartaz do Fórum Cinemática - Foto: divulgação/ECA UP

Fórum Internacional Cinemática IV

Brasil em Tela: Modernismos, Vanguardas e Cinema

16 de agosto

9h. Abertura com a presença da diretoria da ECA USP, Brasilina Passareli e Eduardo Monteiro e da chefia do CAP, Silvia Laurentiz.
Apresentação da temática do evento
por Giselle Gubernikoff (ECA/ Diversitas USP)

10h.  Palestra inaugural sobre a Semana de Arte de 1922, sua programação e o cinema da época: Professor Emérito Ismail Norberto Xavier (ECA)

14h – Apresentação dos documentários Cem Oswald Anos: Videovida de um Poeta (1990) e Mário, um homem desinfeliz (1993): Adilson Ruiz (Unicamp), seguido de debate

Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/oAaAjr2rtyk

17 de agosto

10h – Humberto Mauro, cineasta brasileiro: Carlos Roberto de Souza (Universidade de São Carlos).

14h –  O design de posters para filmes em Hollywood e a produção de posters para a premiação do Oscar: Alex Swart (CSUN USA).

16h – Debate sobre o documentário Amigo Arrigo: Alain Fresnot (diretor/ montador)

Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/a4XxG_e3_Ss

18 de agosto

10h. Mesa 1: Do teatro experimental do negro às novas vanguardas do teatro negro, com os convidados Adriana Paixão (Cia Capulanas de Arte Negra), Lucélia Sergio da Conceição (Cia Os Crespos). Mediação: Salloma Salomão (FFLCH)

11h. Mesa 2: Teatralidade popular na vanguarda do teatro periférico, com os convidados Monilson dos Santos Pinto (Mony Tolonã) Nego Fugido – Bahia – Formato online, Antônio Cleydson da Silva Catarina (Teatro Terreiro Encantado), Vitor Israel Trindade de Souza (Teatro Popular Solano Trindade, Naloana Lima (Diversitas – Grupo Clariô de Teatro) – mediadora.

14h. Cinema Negro

Mesa 1: A imagem social do negro no cinema e na tv, com os convidados Rosane Borges (ECA USP), Naruna Costa (atriz, diretora, cantora e compositora), Gisleide Santos (DIVERSITAS) mediadora.

Mesa 2: Descolonização do olhar no cinema brasileiro, com os convidados Priscila Maria (Cineasta), Francine Moura (Diretora de Arte), Herlon Miguel (Administrador, Ativista, Especialista em Comunicação- pela UFBA, Fundador da Ative a cidadania e Negrito Lab., Gisleide Santos (Diversitas) mediadora

Link da transmissão no YouTube:  https://youtu.be/nKgr-qu6n48 

19 de agosto

10h. Cinema indígena no Brasil: Palestra com Ana Lúcia Ferraz (UFF)

11h. Realidade Virtual: recursos para a antropologia visual: Ivan Soares David (Diversitas USP)

14h. Mesa 1: A importância do audiovisual na luta pelo território
Palestra com a Lisette Marie Flanary (Universidade do Havaí): Indigenous Film e Hiparidi Top’tiro (Xavante)

16h. Olhar divergente: a potência política do cinema indígena: Célia Tolentino (Unesp/ Associazione Jacarandá Studi Brasilianisti);  Edson Luiz de Oliveira (Diversitas USP) – mediador.

17h. Mesa: As vanguardas periféricas e a educação audiovisual
Coordenação: Daniel Perseguim: Instituto Criar, com os convidados Well Amorim (Malocas Filmes), Natali Mamani (cineasta), Marcelo Rodrigues (cineasta), Alexandre Werá (cineasta).

18h. Encerramento com Performance Musical com a concepção de Itamar Vidal (Unicamp)

Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/W-LzdL-6Uak

Fórum Internacional Cinemática IV – Brasil em Tela: Modernismos, Vanguardas e Cinema
Data: 16 a 19 de agosto
Valor: Gratuito
Local: Auditório Lupe Cotrim – Prédio Central da ECA + transmissão on-line pelo YouTube neste link.