A poetagem bonita: edição e estudo de livro inédito de Mário de Andrade

Tese de Doutorado: A poetagem bonita: edição e estudo de livro inédito de Mário de Andrade

Autor(a):  Marina Damasceno de

Ano: 2018

Orientador(a):  Marcos Antonio de Moraes

Unidade da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-21022019-130808

Resumo:

Esta tese teve como objetivo concretizar a edição de texto fidedigno e anotada de A poetagem bonita, obra idealizada por Mário de Andrade (1893-1945), segundo se depreende de indicação do autor modernista no Fichário Analítico, manuscrito preservado em seu Fundo pessoal, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). A obra, não levada a termo, previa a reunião de artigos de crítica literária, divulgados em periódicos nos anos de 1920 e 1930, tematizando a poesia de vanguarda. Os artigos, localizados e organizados pela pesquisa, oferecem uma reflexão do autor sobre a produção poética no modernismo. A pesquisa se propôs a realizar uma avaliação crítica do material, detectando os principais temas abordados e as linhas de força do pensamento estético de Mário de Andrade; pretendeu ainda ampliar o conhecimento da produção modernista.

Palavras-chave: Crítica literária; Mário de Andrade; Poesia; Poetagem bonita.

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Tags: 1900-1950. FFLCH. Modernismo