12° Congresso Ruepsy Palavra de criança: diálogos e mal-entendidos entre psicanálise e educação

O evento, destinado a estudantes, professores-pesquisadores e profissionais das áreas de psicanálise, psicologia, educação, saúde mental e ação social, incluirá debates interdisciplinares sobre práticas e propostas educativas, experiências clínicas e sociais, pesquisas acadêmicas e outras atividades envolvendo a psicanálise numa conversação com a cidade.

Programação Geral

quinta-feira – 1° junho de 2023

9h15 – Palavras de boas-vindas e abertura do evento

8h30 – Recepção dos participantes

10h – 11h30 – Primeira mesa redonda
O infantil e o dizer
Cristiana Carneiro (Universidade Federal de Rio de Janeiro); Cristina Ronchese (Universidad Nacional de Rosario); Simone Moschen (Universidade Federal de Rio Grande do Sul).
Coordenação: Ariana Lucero

12h – 13h30 – Intervalo: almoço no restaurante universitário

13h30 – 15h – Segunda mesa redonda
O dizer atrás do que (não) se diz no que (não) se ouve
Ariana Lucero (Universidade Federal do Espirito Santo); Julia Borges Anacleto (Projeto Capes/Cofecub); Kelly Cristina Brandão da Silva (Universidade Estadual de Campinas).
Coordenação: Isael Sena

15h15 – 16h45 – Terceira mesa redonda
O desejo para além da demanda ideologicamente orientada
Cristiane de Freitas Cunha Grillo (Universidade Federal de Minas Gerais); Laetitia Petit (Aix Marseille Université); Ilaria Pirone (Université Paris 8).
Coordenação: Mônica Rahme

17h – 18h30 – Quarta meda redonda
A palavra e a crise na educação
Jean-Marie Weber (Université de Luxembourg) ; Douglas Emiliano Batista (Universidade de São Paulo) ; Leandro de Lajonquière (Université Paris 8).
Coordenação: Julia Anacleto

sexta-feira – 2 junho de 2023

09h-10h30 – Quinta mesa redonda
Escutar o sujeitoQuais dispositivos na educação e na formação?
Margareth Diniz (Universidade Federal de Ouro Preto); Ana Carolina Ferreyra (FLACSO-Buenos Aires); Yves-Félix Montagne (Université de Besançon).
Coordenação: Carla Jatobá

10h45 – 12h15 – Sexta mesa redonda
Qual futuro que o futuro tem? Escutar as adolescências hoje.
Luciana Gageiro Coutinho (Universidade Federal Fluminense); Perla Zelmanovich (FLACSO-Buenos Aires); Rose Gurski (Universidade Federal de Rio Grande do Sul; Pós-graduação Psicologia Clínica – USP).
Coordenação: Laëtitia Petit

12h15 – 13h30 – Intervalo almoço restaurante universitário

13h30 – 15h30 – Sétima mesa redonda
Dizer e escutar nas instituições educacionais
Segundo Moyano (Universidad abierta de Catalunya); Ana Bloj (Universidad Nacional de Rosario); Carla Jatoba Ferreira (Universidade Federal de Ouro Preto).
Coordenação: Marcelo Pereira

16h – 18h – Oitava mesa redonda
Interpretações contemporâneas do dizer de/na adolescência. Leituras de Lacan com Jean-Jacques Rassial
Dominique Méloni (Université Jules Verne); Pedro Teixeira Castilho (Universidade Federal de Minas Gerais); Marcelo Ricardo Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais); Sébastien Ponnou (Université de Normandie).
Coordenação: Yves-Félix Montagne

18h – Coquetel em La Barge du CROUS no rio Sena

Sábado – 3 Junho 2023

09h – 10h30 – Sessões de comunicações libres

11h45 – 12h15 – Sessões de comunicações libres

12h20 – 15h15 – Intervalo almoço – Picnic no jardim de Paris 8

13h45 – 15h15 – Sessões de comunicações libres

15h30 – 17h30 – Nona mesa redonda
Processos educativos e inclusão no Brasil e na França: qual lugar para a fala de crianças e adolescentes em situação de deficiência?
Eric Plaisance (Universidade do Estado de Rio de Janeiro); Mônica Rahme (Universidade Federal de Minas Gerais); Simone Bicca Charczuk (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Isael Sena (Universidade Católica de Salvador de Bahia).
Coordenação: Carla Jatobá

17h30-18h15 – Conclusão dos trabalhos e debate sobre as perspectivas da rede.

Informações: https://ruepsy.org/programa/