Tese de Doutorado: A revista francesa L´Esprit Nouveau na formação das idéias estéticas e da poética de Mário de Andrade
Autor(a): Lilian Escorel de Carvalho
Ano: 2009
Orientador(a): Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez
Unidade da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)
Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-12082009-144736
Resumo:
L’Esprit Nouveau, revista de estética publicada em Paris entre 1920 e 1925, projeto do pintor francês Ozenfant, do arquiteto suíço Le Corbusier e do poeta belga Paul Dermée, representa uma importante matriz na formação das idéias estéticas e da poética de Mário de Andrade. Lida e anotada por ele em todos os exemplares, esta publicação da vanguarda francesa encerra um alentado diálogo do poeta brasileiro com o modernismo europeu. Paralelamente, os apontamentos autógrafos, sobrepostos aos textos impressos, fazem com que os números anotados gozem da dupla natureza de edição e de manuscrito. Esta pesquisa inclinou-se sobre as correlações entre as leituras, as notas e as obras do autor brasileiro entre 1920 e 1925. Transcreveu e classificou as anotações autógrafas deste escritor/leitor na coleção completa da revista em sua biblioteca, no Instituto de Estudos Brasileiros, na Universidade de São Paulo, e apresentou, no final, um índice da revista LEsprit Nouveau nas estantes do autor de Macunaíma.
Palavras-chave: Biblioteca de Mário de Andrade; Leitura e criação; Marginália; Modernismo brasileiro; Vanguardas européias.
Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP