Livro: Nas Contas do Tempo: orçamentos e balanços municipais na província de São Paulo, 1834-1850

Autor(a): Luciana Suarez Galvão

Editora: Fino Traço

Ano: 2020

Disponível em: http://www.finotracoeditora.com.br/livros/000584/9786599156151/nas-contas-do-tempo-orcamentos-e-balancos-municipais-na-provincia-de-sao-paulo-1834-1850.html

Descrição:

O desafio contemporâneo de refletir criticamente sobre a realidade brasileira, em perspectiva inter/multi/trans e pós-disciplinar, materializa-se nos títulos que integram a Coleção Estudos Brasileiros, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, na Série Paralelos 22, publicada pela Editora Fino Traço.

Pensar a América portuguesa e o Brasil, a partir de apurada perspectiva epistemológica, pressupõe a ampliação, o adensamento e a interconexão de diferentes enfoques teóricos e metodológicos capazes de propiciar a apreensão de experiências coletivas e individuais, desvelando áreas de investigação fronteiriças ou ainda pouco exploradas.

Supõe, igualmente, a compreensão das múltiplas temporalidades que constituem o processo histórico, tensionadas entre continuidades e rupturas. Impõe um olhar, simultaneamente abrangente e verticalizado, sobre questões econômicas, políticas e geográficas, e sua configuração social, étnica/racial e de gênero, contemplando alteridades e diversidades, assim como sobre sua conformação educacional, cultural, literária, artística e religiosa, em um mundo globalizado.

SUMÁRIO:

Capítulo 1 – A São Paulo Oitocentista

A economia paulista durante a primeira metade do século XIX

Capítulo 2 – Orçamentos e Balanços

Da Constituinte de 1823 ao Ato Adicional