Paralelos 22: Instituto de Estudos Brasileiros promove debates online

Encontros de agosto acontecem nos dias 24 e 31 pelo YouTube. João da Goméa e Macunaíma são temas dessa edição

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em São Paulo, realiza em agosto mais uma edição de “IEBinários“. O nome dado as transmissões realizadas pela instituição ao vivo pelo YouTube é uma alusão ao conceito de webinários, difusão de conversas, palestras e discussões online. A edição deste mês acontece nos dias 24  e 31.

24 de agosto: João da Góméia – o tempo de diversidade

O debate falará de João da Goméia, também conhecido por Joãozinho da Gómeia, personagem marcante do candomblé, que foi homenageado pela escola de samba Grande Rio no carnaval de 2020. A transmissão será realizada das 14h30 às 16 horas no canal do IEB pelo YouTube.

31 de agosto: Macunaíma em jogo

O encontro abordará Macunaíma de Mário de Andrade, livro publicado 1928 e que é considerado a obra prima do autor. Tem como origem lendas e mitos indígenas e folclóricos, o que, entre outros pontos,  reflete a busca do autor modernista pela exaltação da cultura brasileira. A transmissão será feita pelo canal do IEB pelo YouTube das 14 às 16 horas.