Acadêmicos e Modernos: Textos Escolhidos III – de Mário Pedrosa

Livro: Acadêmicos e Modernos: Textos Escolhidos III – de Mário Pedrosa

Autor(a): Otília Arantes (organizadora)

Editora: Edusp

Ano: 2004

Disponível em: https://www.edusp.com.br/livros/academicos-e-modernos-3/

Descrição:

As questões suscitadas pela participação do elemento regional no processo de internacionalização da arte moderna são o eixo dessa terceira coletânea de escritos de Mário Pedrosa. Inicia-se com uma tese inédita sobre a Missão Artística Francesa e prossegue na análise de temas como a Semana de Arte Moderna, a produção de Portinari, Di Cavalcanti, Segall, Ismael Nery e Cícero Dias, a criação das Bienais e as neovanguardas que aí se destacaram, incluindo artistas como Hélio Oiticica, Lygia Clark e Mira Schendel. Completa o volume um capítulo dedicado à arquitetura moderna brasileira e toma como principal exemplo a construção de Brasília, que se pretendeu síntese das artes e representativa de uma cultura a um só tempo nacional e internacional.

Fonte: Edusp