Dissertação de Mestrado: O uso da imagem nas aulas de História
Autor(a): Ricardo Barros
Ano: 2007
Orientador(a): Katia Maria Abud
Unidade da USP: Faculdade de Educação (FE)
Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.48.2007.tde-25042007-114906
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar como se dá a utilização da imagem pelos professores de História do ensino básico em escolas públicas da região central da cidade de São Paulo, por meio da análise do discurso dos professores. Utilizou-se, para esse fim, de uma metodologia de inspiração etnográfica e de outros referenciais para compreender a dinâmica da sala de aula e o discurso dos professores à luz da teoria das representações sociais desenvolvida por Roger Chartier e Serge Moscovici. Por meio dessa teoria procurou-se compreender como o professor de História do Ensino Básico lida com as imagens na sala de aula: se ele permite aos alunos lê-las, compreendê-las e interpretá-las. Para o desenvolvimento desse trabalho foram utilizadas as reproduções das obras de Pedro Américo e Victor Meirelles, artistas referenciais da época do II Império brasileiro, que estão na base da construção de uma identidade nacional e que estão presentes na maioria dos livros didáticos de história do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Artes Visuais; Cultura; Didática da História; Educação; História; Representações sociais.
Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.