Maratona de edição de verbetes vai promover conhecimento sobre o Modernismo no Brasil

Iniciativa vai inaugurar espaço GLAM do Instituto de Estudos Brasileiros da USP na Wikimedia promovendo conteúdos sobre a revista modernista “Ariel”; pessoas de todo o País podem participar e concorrer a prêmios
Arte sobre foto / 123RF e Wikipedia

.
Por Victoria Borges / Jornal da USP

Na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, a GLAM-Wiki (iniciativas de difusão digital colaborativa de acervos e de conhecimentos) vai promover uma maratona de edição de verbetes sobre o Modernismo no Brasil na Wikipédia, principal enciclopédia colaborativa da internet. O evento é uma parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP e com o Wiki Movimento Brasil, que vai inaugurar o espaço do instituto na plataforma.

A editatona, como é conhecida, deve reunir pessoas interessadas em editar artigos sobre o tema proposto. O objetivo do evento é promover reflexões acerca do movimento modernista, que completará seu centenário em fevereiro do próximo ano e nesta edição pretende popularizar a revista Ariel.

“Escolhemos a revista Ariel para dar início a esta colaboração primeiramente por ela ter um lugar singular no movimento, sendo a primeira revista modernista dedicada exclusivamente à musica, e também por ser a biblioteca do IEB a única a ter todas as 13 edições da primeira fase, que vai de 1923 a 1924″, destaca Diana Gonçalves Vidal, diretora do IEB, instituto que possui um dos maiores acervos sobre o Modernismo do País.

Pessoas do Brasil inteiro podem participar da maratona. Para os editores iniciantes, será oferecido um tutorial de edição na Wikipédia. Os três participantes que mais se destacarem receberão uma sacola ecológica do Wiki Movimento Brasil e dois livros do IEB.

O evento vai acontecer no dia 21 de setembro, às 13 horas, pelo Google Meet. Para participar, basta se inscrever neste link, ou entrando em contato com o e-mail eventos@wmnobrasil.org.

Abertura

• 13h às 13h10: Boas-vindas, com Marília Carrera, gerente de projetos do Wiki Movimento Brasil, e Diana Gonçalves Vidal, diretora do Instituto de Estudos Brasileiros
  • 13h10 às 13h30: Apresentação de Flavia Camargo Toni, Instituto de Estudos Brasileiros
  • 13h30 às 13h50: Apresentação de Chiara Paim Battistoni, gestora cultural, pesquisadora e neta de Antonio Paim Vieira
  • 13h50 às 14h: Tutorial de edição na Wikipédia, com Marília Carrera, gerente de projetos do Wiki Movimento Brasil

Editatona

• 14h30 às 17h30: Editatona Modernismo no Brasil
  • 17h30 às 18h30: Intervalo

• 18h30 às 19h: Anúncio dos vencedores da maratona de edição

O regulamento da editatona e outras informações estão disponíveis no site da Wikipédia.

Iniciativa GLAM-Wiki

Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki – sigla para Galleries, Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia.

A editatona sobre a revista Ariel também se associa a outras que o instituto vem realizando no âmbito das comemorações do 60 anos do IEB e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna que vão ocorrer em 2022.

.

Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br
E siga as redes sociais do projeto:
Twitter | Instagram | Youtube