O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP está com a exposição “Projetos para um cotidiano moderno no Brasil: 1920-1960” aberta ao público. A mostra reúne um conjunto de 120 obras do acervo do museu. relacionadas à circulação da linguagem moderna, sobretudo no ambiente urbano paulistano da primeira metade do século 20.
São projetos para ilustrações, cartazes e capas de revistas, estudos para murais decorativos e desenhos de cenários e figurinos para espetáculos, de artistas como Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Antônio Gomide, Vicente do Rego Monteiro, Fúlvio Pennacchi e Mário Zanini, entre outros.
A incorporação de várias das obras expostas ao acervo do museu foi realizada a partir de uma reavaliação da história da arte moderna no Brasil, implementada por Walter Zanini, primeiro diretor do MAC. Artistas como Gomide e Rego Monteiro tiveram suas primeiras grandes retrospectivas no Museu, das quais resultaram as incorporações de seus projetos.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 19h, com agendamento prévio pela plataforma Sympla. A entrada é gratuita.
O endereço do MAC é Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, São Paulo.
Mais informações: www.mac.usp.br/mac/expos/2021/cotidianomoderno/home.html
Texto: Agência Fapesp