Oficina de Leitura Guimarães Rosa (Parte 3)

Podcast: Oficina de Leitura Guimarães Rosa (Parte 3)

Descrição:

Conjunto de episódios da Oficina de Leitura Guimarães Rosa (Parte 3).

 

Podcast do IEB disponível em: http://www.ieb.usp.br/podcast/ 

 

085 – A carta de Nhorinhá [por Maristela Guedes]

Resumo: Mais de 60 anos depois, o conteúdo da carta de Nhorinhá a Riobaldo finalmente vem a público. Um texto bem tramado por uma leitora de Grande Sertão: Veredas.

 

088 – Bordando a literatura [por Maria Cristina Ferreira, Rioco Kayano e Beth Ziani]

Resumo: As integrantes do grupo Teia de Aranha falam sobre a origem do grupo, as principais realizações e o prazer de bordar coletivamente os textos literários.

 

090 – Grande Minhocão: Veredas [por Neli Martins]

Resumo: Impressões de uma integrante da Oficina de Leitura sobre sobre as atividades dentro e fora do campus.

 

094 – Ser-Tão natureza [por Mônica Meyer]

Resumo: A natureza nos textos de Guimarães Rosa, não como cenário, mas como personagem marcante.

 

098 – A redescoberta de Magma [por Marise Hansen e Narradores]

Resumo: Breve apreciação de Magma, livro de poemas de Guimarães Rosa, e alguns poemas por narradores diversos, mostrando a grandeza desta obra.

 

111 – Grande Sertão: narrações [Elisa Almeida e Gabriel Viana]

Resumo: Três episódios de Grande Sertão: Diadorim minha neblina, A morte de Joca Ramiro e Joca Ramiro era meu pai, narrados magistralmente por Gabriel Viana.

 

117 – Zé Maria, a voz do sertão roseano [por Pedro Cândido, Brasinha e Regina Pereira]

Resumo: Um pouco do muito que foi Zé Maria, griô e guardião da obra roseana.

 

118 – Sertão alquímico [por Regina Pereira]

Resumo: Panorama geral sobre Corpo de Baile, obra mais densamente poética de Guimarães Rosa.

 

119 – A poesia de Campo Geral [por: Fernanda Yazbek Rivitti]

Resumo: Um percurso por Campo Geral como instância narrativa da infância ao mesmo tempo poética e cruel.

 

120 – Dão Lalalão [por Dôra Guimarães]

Resumo: Narração de trechos da novela Dão Lalalão, de Corpo de Baile, em recorte feito por Dôra Guimarães.

 

 

Fonte: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP