Foto: Divulgação / Memorial da América Latina

USP concede reprodução de retrato de Mário de Andrade para homenagem

Pintura do autor modernista vai estampar prédio do Memorial da América Latina em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna; imagem faz parte do acervo da Universidade

28/02/2022

Crisley Santana

Uma reprodução ampliada do retrato de Mário de Andrade (1893-1945) pintado por Lasar Segall em 1927 será a nova fachada do prédio da administração do Memorial da América Latina, centro cultural de São Paulo. A imagem faz parte de um acervo que guarda 30 mil documentos sobre o autor no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. 

A instalação, que já foi iniciada, faz parte das iniciativas do Memorial pelo centenário da Semana de Arte Moderna, movimento que teve Mário de Andrade como um dos expoentes. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o formato terá cerca de 18 metros de largura e 7 de altura. 

A atual Avenida Auro Soares de Moura Andrade, onde se localiza o centro cultural, passará a ser Avenida Mário de Andrade, também como homenagem ao criador de Pauliceia Desvairada (1922) e Macunaíma (1928). 

O nome foi alterado a partir da sanção do prefeito paulistano Ricardo Nunes à Lei 17.671, que altera o nome da avenida. Mário de Andrade foi morador do bairro Barra Funda, onde está o Memorial da América Latina, entre os anos de 1921 e 1945. 

Acervo do IEB-USP

A professora Diana Vidal, diretora do IEB, comentou que foi recebido com sensibilidade o ofício de Jorge Damião de Almeida, presidente da Fundação Memorial da América Latina, propondo o uso do retrato que está no acervo da instituição. 

“É com muita alegria que expressamos nossa satisfação de ter colaborado com o projeto e de participar desta justa homenagem, no ano em que se comemora o centenário da Semana de 1922”, disse Diana.

Instalação em homenagem a Mário de Andrade - Foto: Divulgação / Memorial da América Latina

Em cinza escuro, o espaço ocupado pelo Memorial da América Latina. Em amarelo, a Avenida Mário de Andrade, chamada anteriormente de Avenida Auro Soares de Moura Andrade.

O acervo sobre o escritor está na USP desde 1968 e conta com documentos, artigos de artes visuais, entre outros. “Há mais de meio século o IEB tem sido o guardião do enorme acervo documental, bibliográfico e artístico colecionado por Mário Raul de Morais Andrade, o que tornou o instituto um dos mais representativos celeiros do Modernismo no Brasil”, afirmou a professora.

O Ciclo22 produziu um infográfico com detalhes do acervo de Mário de Andrade. Para acessar, clique na imagem a seguir.

Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br 
E siga as redes sociais do projeto: 
Twitter | Instagram | Youtube