Regina Gomide Graz: modernismo, arte têxtil e relações de gênero no Brasil

Artigo: Regina Gomide Graz: modernismo, arte têxtil e relações de gênero no Brasil

Autor(a): Ana Paula Cavalcanti Simioni

Revista: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Ano: 2007

Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34583

 

Resumo:

O artigo pretende discutir o modo como a disciplina história da arte é perpassada pela dimensão do gênero, particularmente em se tratando das obras de arte têxteis, tradicionalmente menos valorizadas por serem associadas a faturas e meios “naturalmente” femininos. Tal caso é esclarecedor do quanto, historicamente, a disciplina baseia-se em uma hierarquia de objetos que é construída mediante categorias que transcendem os limites do que é “puramente estético”. A trajetória de Regina Gomide Graz – a introdutora das artes têxteis modernas no Brasil – permite-nos pensar a gênese das categorias valorativas e a maneira como, concretamente, as artistas do sexo feminino puderam negociar posições específicas dentro dos circuitos modernistas, lidando com diversas ordens de injunções sociais, como as limitações colocadas pelas parcerias artísticas, a divisão sexual do trabalho daí decorrente e os discursos socialmente disseminados sobre o que constituía uma arte “feminina”.

Palavras-chave: Regina Gomide Graz, arte têxtil, gênero, modernismo, art déco, sociologia da arte.

 

Fonte: Portal de Revistas da USP