Dissertação de Mestrado: Bibliotecas públicas e políticas culturais: a Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura de São Paulo (1935)
Autor(a): Leonardo da Silva de Assis
Ano: 2013
Orientador(a): Lucia Maciel Barbosa de Oliveira
Unidade da USP: Escola de Comunicações e Ares (ECA)
Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2013.tde-28012014-121948
Resumo:
Esta dissertação traz para estudo a criação da Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e Recreação da Prefeitura de São Paulo (1935). Apresenta, discute e analisa a política cultural colocada em prática, bem como as ações que foram realizadas pela Biblioteca Infantil, Biblioteca Municipal, Biblioteca Circulante e Biblioteca Popular no período de 1935 até 1938. Apresenta as discussões políticas, documentos de época, organograma das estruturas de governo, as preocupações com pessoal e orçamento para a realização das atividades na Divisão de Bibliotecas. Discute a relação do Estado frente a projetos que envolvam a informação, a cultura e a sociedade, na perspectiva compreensiva no campo das políticas culturais. Identifica os pontos de articulação que as bibliotecas públicas da Divisão de Bibliotecas realizaram com o Estado à luz das políticas culturais. Conclui que o Departamento de Cultura e a criação da Divisão de Bibliotecas estabeleceu um novo padrão de intervenção do Estado na área da cultura, bem como nas atividades realizadas pelas bibliotecas públicas em sociedade.
Palavras-chave: Ação Cultural; Biblioteca; Biblioteca (História); Biblioteca Pública; Informação Pública; Política Cultural; Políticas Públicas.
Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.