Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”: interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista

Artigo: Do “campônio paulista” aos “homens da Independência”: interpretações em disputa pelo passado nacional no Salão de Honra do Museu Paulista

Autor(a): Carlos Lima Junior; Pedro Nery

Revista: Anais do Museu Paulista

Ano: 2019

Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/155464

 

Resumo:

O presente artigo analisa a transformação narrativa operada no Salão de Honra do Museu Paulista, entre 1895, ano de sua inauguração, até a comemoração do centenário da Independência do Brasil em 1922. São observadas as articulações intelectuais e políticas de composição narrativa histórica a partir de encomendas de pinturas especialmente dedicadas àquele espaço celebrativo da fundação da nação, visando compreender que motivos teriam orientado o processo de ascensão de um marco do Império durante a Primeira República. Dessa forma, são abordados projetos que tiveram descontinuidade e inflexões tanto da elite política quanto de intelectuais e pintores.

Palavras-chave: Arte brasileira, Independência do Brasil, Museu Paulista.

 

Fonte: Portal de Revistas da USP