Poesia Portinari

Vídeo: Poesia Portinari

 

Descrição:

Nos anos finais de sua vida, já consagrado como pintor, Candido Portinari enveredou pela escrita de poesia, sem, no entanto, ter a pretensão de publicar. Por insistência do escritor e amigo Antonio Callado, Portinari concordou em tornar pública uma reunião de poemas, cujo lançamento ocorreu pela José Olympio Editora, em 1964, dois anos após a morte do autor.

Conforme a vontade do artista, que não queria se aproveitar da fama de pintor para vender o livro, a primeira edição de seus poemas não apresentou ilustrações. Na reedição da Funarte, porém, uma vasta pesquisa foi empreendida pelo Projeto Portinari para que as pinturas mais apropriadas para ilustrar os poemas fossem selecionadas. O resultado é um livro com poemas e pinturas inspiradas nas memórias da infância do artista em Brodowski (SP). Tendo preservado a seleção dos poemas feita por Antonio Callado, o Projeto Portinari realizou apenas leves alterações na disposição dos textos e fez alguns acréscimos a partir de minuciosa comparação dos impressos com os manuscritos originais. O livro foi originalmente dividido em três grandes partes: “O menino e o povoado”, sobre as alegrias da infância; “Aparições”, sobre os medos infantis; e “A revolta”, de cunho social, sobre a indignação que o homem feito sentiu ao travar contato com os horrores da fome e da miséria. A edição mais recente introduz uma quarta parte, “Odes”, na qual Portinari tece homenagens poéticas. Os textos de abertura históricos de Manuel Bandeira e Antonio Callado foram mantidos e foi acrescida uma apresentação de Marco Lucchesi.

Em 2022, a morte de Portinari completa 60 anos. Como homenagem ao artista, trazemos João Candido Portinari, Diretor do Projeto Portinari, para falar sobre a vida e a obra poética de seu pai, Candido Portinari. A mediação do encontro será feita pelo poeta, tradutor e doutorando Anderson Lucarezi.

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SNI3fG0XK9A

 

 

 

Fonte: FFLCH – USP