Estilo poético na obra de Max Martins

Autor(a): Wenceslau Otero Alonso Junior

Ano: 2019

Orientador(a): Elis de Almeida Cardoso Caretta

Unidade da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-25102019-183832

Fundamentado em uma seleção representativa de poemas da obra poética completa de Max Martins, este trabalho pretende descrever e analisar os recursos de poeticidade com os quais o poeta cria o estilo poético de seus versos a partir de escolhas lexicais que operam em estreita conexão com a semântica, a sintaxe a morfologia e a fonética. A tese está dividida em cinco capítulos: o primeiro pretende expor e atualizar os conceitos básicos necessários à análise dos poemas, a saber, o de gênero literário, o de discurso poético, o de estilo e estilística e o de poeticidade; o segundo visa analisar alguns poemas de Max Martins escolhidos com base nos eixos catalisadores que, ao longo da construção da fortuna crítica do poeta, têm sido mais constantemente abordados pela crítica, isto é, o erotismo, o regionalismo, a filosofia e o modernismo. O método de análise utilizado para tanto é o filológico, apoiado na abordagem estilística adequada à exposição do tipo de expressividade responsável pelo caráter estético dos poemas, por aquilo que neles resulta em seu estilo poético. A noção de estilo poético e de poeticidade é aquela construída por diversos linguistas, estilistas, filósofos, poetas e estudiosos do fenômeno literário em sua conexão com a linguagem, que pode ser associada, de variadas maneiras, aos estudos retóricos. As concepções desses diversos estudiosos, selecionadas de acordo com o objetivo da tese, estão postas em situação de diálogo com a finalidade de compor a fundamentação teórica que fornece o necessário suporte à análise. O texto em seu conjunto é, portanto, uma tentativa de atualizar as reflexões sobre a estilística e, também, de construir um fundamento analítico para que se possa fazer a leitura estética da obra de Max Martins.

Palavras-chave: Estética; Estilística; Estilo poético; Filologia; Léxico.