A linguagem de Monções (1945): estudo através do “plural do texto”

Dissertação de Mestrado: A linguagem de Monções (1945): estudo através do “plural do texto”

Autor(a): Pedro Lotti Carvalho Dias

Ano: 2017

Orientador(a): Paulo Teixeira Iumatti

Unidade da USP: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.31.2017.tde-25082017-120923

 

Resumo:

Esta dissertação nasceu com um propósito simples: ler Monções (1945). Lê-lo, contudo, carregou o signo de um esforço duplo: de encarar o livro ora como documento da história intelectual do Brasil da primeira metade do século XX, e ora como artefato que interage com a nossa atualidade, e que nos permite interpelá-lo através do diálogo e do comentário crítico. O objeto desta pesquisa é a linguagem deste livro. Mobilizamos como método de análise procedimentos criados por Roland Barthes para o estudo daquilo que ele designou como “o plural do texto”; e de Michel Foucault, no que ele denominou como “pesquisa arqueológica”, “autor” e “arquivo”. Estas são nossas referências teóricas mais explícitas. Afora elas, operamos metodicamente com objetivo de estabelecer com a dissertação a crítica literária do livro e a exposição histórica da linguagem de seu texto. Devido à referida leitura dupla, por mais que inquiramos em Monções o seu sentido no contexto de uma obra, o “autor” de sua produção, e a biografia de Sérgio Buarque de Holanda, esta pesquisa não se confunde com o estudo da obra, da vida e do pensamento do autor. Neste instante, tal distinção pode aparentar sutil, mas será decisiva para que a investigação faça da “linguagem do texto” o seu objeto de estudo. Para cumprirmos este objetivo de investigação, contextualizamos Monções com a literatura da primeira metade do século XX, reconhecendo no seu campo de debate os assuntos que aportam numa rede de interpretações sobre o Brasil, na qual a diversidade da linguagem intelectual surge como seu panorama histórico. A base teórica deste estudo acompanha uma bibliografia que problematiza “o ato de leitura”, “o discurso histórico”, “a modernidade”, e “o modernismo no Brasil”. Entendemos que esta dissertação, pelo seu problema, contribuirá no assunto “história intelectual do Brasil”, para as décadas de 1930 e 1940, e, pelo seu método e objeto de estudo, acreditamos que este estudo contribui pelo seu esforço em historiar a linguagem do documento histórico.

Palavras-chave: Crítica Literária; História da Cultura; Modernidade; Modernismo; Sérgio Buarque de Holanda.

 

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.