Mário de Andrade fotógrafo: possibilidades de uma câmera moderna

Dissertação de Mestrado: Mário de Andrade fotógrafo: possibilidades de uma câmera moderna

Autor(a): Viviane Azevêdo Vilela

Ano: 2017

Orientador(a): Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez

Unidade da USP: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.31.2018.tde-19012018-134244

Resumo:

Mário de Andrade e a arte da fotografia é assunto que suscita instigantes questões: de onde teria vindo o interesse em conhecê-­la e praticá-­la? Quais suas relações com ela? Que rastros ou pistas existem sobre isso em suas leituras, em sua biblioteca? Essa última interrogação norteia a presente pesquisa que se debruça sobre a revista Der Querschnitt, assinada pelo escritor paulistano de 1924 a 1931. Nos números deste periódico vanguardista publicado em Berlim, presentes na sua biblioteca, a fotografia destaca-­se nos encartes, somando mais de quatro mil imagens. A dissertação aponta elementos que compreendem Der Querschnitt como a mais significativa matriz conhecida na formação do olhar fotográfico de Mário de Andrade. Para tal, seleciona 19 imagens da autoria de Mário de Andrade no período 1927-­1929, cotejando-­as com 17 fotos escolhidas em Der Querschnitt, no intuito de apontar semelhanças temáticas e estéticas que confirmam a importância da revista no desenvolvimento do olhar do modernista brasileiro.

Palavras-chave: Alemanha; Estética; Fotografia; Mário de Andrade; Modernismo; Revistas; Turista; Viagem.

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.