.
Programação cultural; fomento para projetos; guias on-line sobre atividades relacionadas ao centenário da Semana de Arte Moderna. Assim pode ser definido o programa Modernismo Hoje, criado pelo governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens.
O projeto fez parceria com o portal Ciclo22 da USP na busca de difundir ainda mais as produções voltadas ao tema. Atividades e eventos da Universidade sobre o centenário de 1922, por exemplo, serão divulgados no âmbito do site Agenda Tarsila, site que faz parte do programa estadual e é gerido pela Organização Social Amigos da Arte.
“O objetivo específico da Agenda Tarsila, braço fundamental do programa Modernismo Hoje, é potencializar o acesso da população às atividades e ser um espaço de difusão de conhecimento sobre a Semana de 22 e o Modernismo”, disse Andreia Vigo, coordenadora do programa Modernismo Hoje e porta-voz da Agenda Tarsila.
A plataforma, que foi lançada em setembro de 2021, já compilou mais de 600 atividades on-line e presenciais, além de ter alcançado público de mais de 15 milhões de pessoas nas redes sociais, conforme afirmou Andreia Vigo.
Para ela, a parceria da USP com o programa estadual é uma oportunidade de ampliar conhecimentos. “Na Agenda Tarsila, temos uma linha do tempo que apresenta um panorama do Modernismo antes, durante e depois da Semana de 22. O Ciclo22 enriquece ainda mais esta parte e amplia a reflexão ao projetar desafios e perspectivas para o Brasil dos próximos 100 anos”, destacou, se referindo ao link que foi colocado na linha do tempo, no ano de 2022, para levar os usuários ao site do Ciclo22.
.
Confira o que pode ser encontrado no site Agenda Tarsila:
Atividades on-line e presenciais: Na aba Programação os usuários têm acesso aos diversos tipos de projetos culturais e artísticos relacionados ao Modernismo que acontecem pelo Estado. A busca pode ser feita a partir de filtros como atividades presenciais ou on-line, local, data, palavra-chave e segmento cultural.
Exemplos de eventos são: exposição interativa Portinari Para Todos, que acontece no MIS Experience (Museu da Imagem e do Som) até 10 de julho, e conta com mais de 150 pinturas de Cândido Portinari; e o ciclo de concertos Clássicos Modernistas, executado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) na Sala São Paulo, que apresenta 122 obras de compositores influenciados pelo Modernismo. O evento acontece até 18 de dezembro.
Informações e curiosidades: Além de compilar notícias, a plataforma reúne curiosidades sobre os temas de 22 e o Modernismo brasileiro. Há, por exemplo, uma Linha do Tempo que demonstra o percurso seguido pelos primeiros modernistas até a chegada da Semana de Arte Moderna, em 1922, e o que se seguiu após o evento até os dias atuais.
Entrevistas: O site produz entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos relacionados e pesquisadores dos principais nomes que formaram o Movimento Modernista, além de trazer novidades sobre o tema. A professora Diana Vidal, coordenadora do Ciclo22 e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, por exemplo, falou à Agenda Tarsila sobre o conteúdo produzido pela Universidade. Confira a matéria clicando no link.