Dissertação de Mestrado: Contribuição moderna e estratégica do design têxtil e de moda no Instituto de Arte Contemporânea (IAC-MASP) no Brasil: 1950-1953

Autor(a): Soraia Pauli Scarpa

Ano: 2017

Orientador(a): Antonio Takao Kanamaru

Unidade da USP: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.100.2017.tde-21112017-214730

Resumo:

Durante os anos 1947 a 1953, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) dedicou-se a colecionar obras-primas das artes antigas e modernas. Também trouxe ao Brasil uma série de exposições de design. Nesse contexto, o presente trabalho busca discutir a importância do MASP na promoção do design têxtil e de moda nacional de 1950 e 1953, datas que correspondem ao lançamento da revista Habitat e o encerramento das atividades do Instituto de Arte Contemporânea (IAC-MASP). Para tanto, foi necessário compreender e analisar quais foram as referências em design, educacionais e museológicas que influenciaram a formação de cursos, a constituição de acervo, a exibição de moda e tecelagem nas dependências da instituição e os textos na revista Habitat, além da criação do Centro de Estudos da Moda. A partir de uma revisão de literatura, foi possível inferir que as ações praticadas no MASP em prol do design têxtil e de moda têm reflexos até os dias atuais para a área, com destaque para os acontecimentos na década de 1960, gerando uma produção em diálogo com o modernismo brasileiro, pois usaram a experiência internacional para valorizar o nacional.

Palavras-chave: Design; MASP; Moda; Modernismo; Têxtil.

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.