Modernidades alternadas: representações urbanas em quatro revistas da vanguarda literária na América Latina

Dissertação de Mestrado: Modernidades alternadas: representações urbanas em quatro revistas da vanguarda literária na América Latina

Autor(a): Ricardo Marchesini Galvão

Ano: 2016

Orientador(a): Monica Junqueira de Camargo

Unidade da USP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.16.2016.tde-05092016-140445

 

Resumo:

Esta dissertação procurou lançar diferentes interpretações sobre a forma como a cidade foi representada nas revistas Klaxon (1922), Martín Fierro (1924), Revista de Antropofagia (1928) e Sur (1931), publicadas em São Paulo e em Buenos Aires por grupos considerados parte das vanguardas literárias na América Latina. Partindo-se das leituras decorrentes da Escola da Dependência, perpassando os Estudos Culturais Urbanos e chegando às teorias Pós-Coloniais (sempre dentro da relação entre a crítica literária e a história urbana), buscou-se questionar a ideia de modernidade à qual se habituou associar a conformação das cidades latino-americanas no início do século XX. Com isso, pretende-se demonstrar como a multiplicidade de olhares existente nas diferentes abordagens historiográficas adotadas, mais do que se contraporem ou se substituírem, se complementam, gerando uma riqueza de análise que permite uma constante reinterpretação dos episódios históricos; análise que, feita sobre o conteúdo da fonte primária, pode ser projetada no presente contribuindo para uma melhor compreensão da nossa condição atual. Assim, se em um primeiro momento a leitura das representações urbanas pode apresentar cidades aparentemente homogeneízadas, aos poucos elas são destituídas das interpretações estabelecidas pela história moderna, apontando para matizes culturais próprios; paralelamente, a identificação das suas semelhanças deixam de corresponder a um ideal de modernidade universal para sugerir a existência de uma estrutura narrativa construída para ocultar as ferramentas de dominação cultural próprias da sociedade moderna burguesa herdeira do sistema colonialista.

Palavras-chave: América Latina; Historiografia urbana; Modernidade; Representação urbana; Vanguardas literárias.

 

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.