Tese de Doutorado: Ainda sinto umas cócegas de explicar certas coisas: Mário de Andrade, professor de Oneyda Alvarenga
Autor(a): Luciana Barongeno
Ano: 2014
Orientador(a): Flávia Camargo Toni
Unidade da USP: Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.27.2014.tde-20102014-113536
Resumo:
Em 1933, Oneyda Alvarenga escreve A linguagem musical como trabalho de conclusão do curso de História da Música no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Sob a orientação de Mário de Andrade, essa primeira versão é ampliada até 1935 e concluída em 1944. Esta tese tem como objetivo estudar o manuscrito A linguagem musical como objeto que documenta o procedimento pedagógico de Mário de Andrade e que recapitula o problema da estética fisiológica a partir da biblioteca e da obra de Mário de Andrade. Uma vez que tal problema surge e se desenvolve através da relação pedagógica entre professor e aluna, parte-se do exame das versões de 1933 e 1935.
Palavras-chave: estética; Mário de Andrade; modernismo; Oneyda Alvarenga.
Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.