Dissertação de Mestrado: Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional

Autor(a): Carlos Rogerio Lima Junior

Ano: 2015

Orientador(a): Ana Paula Cavalcanti Simioni

Unidade da USP: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.31.2015.tde-12052015-103046

Esta dissertação tem por tema a atuação do artista Oscar Pereira da Silva (1867 – 1939) enquanto pintor história no Museu Paulista, entre os anos de 1920 e 1922, durante a gestão de Afonso d’ Escragnolle Taunay (1876 – 1958). Quando do preparo do Museu Paulista, visando às celebrações do Centenário da Independência, em setembro de 1922, o artista foi, entre muitos outros, confiado por Taunay a realizar as pinturas cujo conteúdo remetiam a cenas do passado nacional, e do paulista, em particular. Busca-se compreender os meandros que possibilitaram o recrutamento de tal artista para a nova decoração empreendida dentro do Museu, a partir de sua atuação no meio artístico paulistano, – e as implicações de sua transferência do Rio de Janeiro, em fins do século XIX, – e o quanto das pinturas selecionadas para este estudo estavam inseridas em um debate maior que buscava destacar a importância de São Paulo na história do Brasil.

Palavras-chave: Afonso d\’ Escragnolle Taunay (1876 – 1958); História da Arte; Museu Paulista da Universidade de São Paulo; Oscar Pereira da Silva (1867 – 1939); Pintura; Primeira República (1889 – 1930).