Dissertação de Mestrado: Edição da correspondência Mário de Andrade & Ascenso Ferreira e Stella Griz Ferreira – 1926-1944

Autor(a): Ana Luisa Dubra Lessa

Ano: 2012

Orientador(a): Marcos Antonio de Moraes

Unidade da USP: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.31.2012.tde-05032013-073949

Resumo:

Esta dissertação apresenta a edição fidedigna e anotada da correspondência do polígrafo modernista Mário de Andrade (1893-1945), com o poeta pernambucano Ascenso Ferreira (1895-1965) e sua esposa, Stella Griz Ferreira (1898-1974). A transcrição integral de 138 cartas, pertencente ao Arquivo Mário de Andrade, no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, a recomposição cronológica dos diálogos, considerando a parcela de cartas de Mário ao casal, já publicadas em livros, e o procedimento de anotação das mensagens epistolares buscam ampliar o conhecimento das redes de sociabilidade no modernismo brasileiro, oferecendo elementos biográficos e testemunhais para o estudo da obra dos interlocutores e de seus processos de criação. A análise da correspondência, em perspectiva interdisciplinar, apreende os principais pontos da discussão acerca da criação poética e das manifestações folclóricas do nordeste brasileiro.

Palavras-chave: Ascenso Ferreira; epistolografia; Mário de Andrade; modernismo; Stella Griz Ferreira.

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.