Ponto de vista – Semana de Arte Moderna

Vídeo: Ponto de vista – Semana de Arte Moderna

 

Descrição:

Série de vídeos sobre a Semana de Arte Moderna.

 

Para iniciar a série de vídeos “Ponto de vista- Semana de arte moderna”, o professor da FAUUSP, Rodrigo Queiroz, fala sobre o movimento emancipatório da geração de 22, que desejava uma renovação nos segmentos das artes, analisando como esse processo não se trata apenas de uma adoção de novos modelos e sim da interpretação destes, assim como seus legados.

 

Professor da FAUUSP, Guilherme Wisnik, ao aborda o tema Semana de Arte Moderna, reflete sobre o conflito de uma sociedade que buscava se entender como brasileira, ao mesmo tempo que buscava mitigar a cultura que vinha do exterior. Ainda sobre o assunto, Wisnik traz o tema para o âmbito da arquitetura, que, apesar de não ter sido o foco da semana, se fez muito presente nos anos seguintes, quando a arquitetura brasileira se estabeleceu como modelo a ser seguido.

 

No último vídeo da séria Ponto de Vista- Semana de arte moderna, o professor Ivo Giroto defende que a semana teve um papel central no contexto artístico vanguardista do século passado, considerando que essa rebelião estética reverbera para anos seguintes.

Professor Luciano Migliaccio discute a crise profunda que o modelo da sociedade urbana e industrial está passando. Isso ocorre, de um lado, por conta do colapso ambiental devido ao esgotamento de recursos naturais, como também, do outro lado, a redução do patrimônio material e imaterial à mercadoria, estabelecendo, assim, uma visão etnocêntrica cada vez mais totalitária e global.

 

Fonte: FAUUSP (canal do YouTube)