Caminhos da criação: catálogo analítico dos dossiês literários com exemplares de trabalho de Mario de Andrade

Dissertação de Mestrado: Caminhos da criação: catálogo analítico dos dossiês literários com exemplares de trabalho de Mario de Andrade

Autor(a): Aline Nogueira Marques

Ano: 2009

Orientador(a): Marcos Antonio de Moraes

Unidade da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.8.2009.tde-16112009-092636

 

Resumo:

Esta dissertação de mestrado compreende o estudo e a organização dos dossiês dos manuscritos literários com exemplares de trabalho, como parcela do catálogo analítico (catalogue raisonné) da série Manuscritos do Arquivo Mário de Andrade, proposto pelo projeto temático FAPESP/ IEB-USP/ FFLCH-USP, Estudo do processo de criação de Mário de Andrade nos manuscritos de seu arquivo, em sua correspondência, em sua marginália e em suas leituras, coordenado pela Profa. Dra. Telê Ancona Lopez. Nesta parcela, os dossiês de A escrava que não é Isaura, Amar, verbo intransitivo, Belazarte/Os contos de Belazarte, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, Os filhos da Candinha, Poesias e Obra imatura, compostos de notas de trabalho, planos, esboços e versões em autógrafos, datiloscritos e exemplares de trabalho, isto é, versões resultantes da justaposição de rasuras autógrafas ao texto impresso (editado), são ordenados, submetidos à análise documentária e codicológica, bem como interpretados, à luz da crítica genética.

Palavras-chave: Exemplares de trabalho; Manuscritos literários; Mário de Andrade; Modernismo brasileiro; Processo de criação.

 

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.