Fórum da USP discute o futuro cultural da Universidade

O evento, organizado nos campi da USP em São Carlos e Ribeirão Preto, acontecerá entre os dias 23 e 27 de maio

Foto: Divulgação/PRCEU

13/05/2022

Crisley Santana

Como a USP tem olhado para as ações culturais que compõem o quadro de atividades universitárias? Para fortalecer o debate, os campi das cidades de São Carlos e Ribeirão Preto, ambas no interior paulista, preparam o evento Cultura em Diálogo. A série de encontros acontecerá entre os dias 23 e 27 de maio de maneira presencial e remota. São diversas mesas que têm como objetivo discutir a política e gestão cultural, como atividades artísticas, por exemplo, dentro da Universidade.

“A nossa proposta é ter esse encontro de arte e cultura para que os atores da cultura nos campi tenham espaço para trocas e apresentações sobre as visões relacionadas às políticas culturais, suas formas de fazer e de produzir cultura e também para alinharmos horizontes conjuntos”, disse o professor David Sperling, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos. 

O fórum, assim como o calendário do IAU, está relacionado aos eventos ocorridos em 1822 (Independência do Brasil) e 1922 (Semana de Arte Moderna). Não à toa, um dos encontros previstos na programação é a mesa-redonda Gestão da Cultura “De Mário de Andrade à Universidade”, que contará com a presença das professoras Lucia Maciel, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e Vera Cardim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mediação do professor Marco Antônio de Almeida, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). O evento será transmitido on-line pelo YouTube.

20220318_david_sperling_usp.png

David Sperling, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo - Foto: Arquivo pessoal

O evento será encerrado com a produção de um documento-síntese, produzido por atores dos dois campi, e enviado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. O objetivo é contribuir com o fortalecimento das políticas culturais dentro da Universidade.

“Para onde vamos pensando as políticas de cultura na Universidade? Especificamente pensando nos campi do interior?”, indagou o professor Sperling destacando a importância de se realizar um evento como este.

Fórum Cultura em Diálogo

SEGUNDA 23/05

14h às 16h

MESA-REDONDA

Gestão da Cultura "De Mário de Andrade à Universidade"

Lucia Maciel e Vera Cardim - Mediação: Marco Antônio de Almeida (on-line via YouTube)

19h às 19h30

ABERTURA

Coral da USP Ribeirão Preto

Mestre de cerimônias: Maestro Sergio Alberto de Oliveira - Teatro do Campus (presencial)

19h30

MESA DE ABERTURA

Políticas Culturais nos Campi USP do Interior

Marli Quadros Leite (pró-reitora de Cultura e Extensão da USP), Hussam El Dine Zaher (pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária), David Sperling e Marco Antônio de Almeida / Teatro do campus Ribeirão Preto (presencial com transmissão pelo YouTube)

TERÇA 24/05

16h às 18h

Mesa-Redonda

Políticas Culturais nas Universidades Públicas

Alexandre José Molina (IA-UFU) e Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP) - Mediação: David Sperling (on-line via YouTube)

20h

Concertos USP

Ensemble Brasil Matuto

Direção artística de José Gustavo Julião de Camargo e Lucas Eduardo da Silva Galon Solista: Cristina Emboaba - Teatro Pedro II - Ribeirão Preto (presencial)

QUARTA 25/05

9h às 12h

Workshop

“Repensando Brasis” – Módulo 2: Brasis de Hoje e de Amanhã

Rosane Aranda (EESC/GCACEX) e Juliana De Lucca (MAC) - Mediação: Nelma Regina Segnini Bossolan (on-line via Zoom e YouTube)

20h

Concertos USP

Ensemble Brasil Matuto

Direção artística de José Gustavo Julião de Camargo e Lucas Eduardo da Silva Galon Solista: Cristina Emboaba - Teatro Municipal de São Carlos (presencial)

QUINTA 26/05

9h às 12h

Workshop

Recursos Humanos e Técnicos para a Produção Cultural na USP

Rogerio Candido (TUSP), Mário de Castro (EAD) e Gustavo Viggiano (CAC) - Mediação: Maestro Sérgio Alberto de Oliveira (on-line via Zoom e YouTube)

13h30 às 14h

Coral da USP São Carlos

Mestre de cerimônias: Maestro Sérgio Alberto de Oliveira - Anfiteatro de Convenções Stella - ICMC (presencial c/ transmissão via YouTube)

14h às 16h

Conferência

Cultura, Universidade e Cidade

Celso Frateschi - Apresentador: David Sperling / Mediadora: Claudia Alves Fabiano - Anfiteatro de Convenções Stella - ICMC (presencial c/ transmissão via YouTube)

20h

Diana

de Celso Frateschi - Teatro do Sesc São Carlos (presencial)

SEXTA 27/05

9h às 13h

Fórum de Políticas Culturais na USP

campi Ribeirão Preto e São Carlos (on-line via Zoom)

14h às 16h

Fórum de Políticas Culturais na USP

campi Ribeirão Preto e São Carlos (on-line via Zoom)

20h

Espetáculo

Diana

de Celso Frateschi - Teatro do Campus Ribeirão Preto (presencial)

O fórum Cultura em Diálogo é promovido e organizado pelos Grupos Coordenadores das Atividades de Cultura e Extensão dos campi da USP em São Carlos e em Ribeirão Preto, Centro Cultural da USP em São Carlos, Teatro da USP sediado nos dois campi, Seção de Atividades Culturais de Ribeirão Preto e o Coral da USP (São Carlos e Ribeirão Preto). O evento cultural contará com a presença da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, professora Marli Quadros Leite; pró-reitor adjunto de Cultura e Extensão Universitária, professor Hussam El Dine Zaher; professor Alexandre José Molina (IA-UFU); professora Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA-USP); professor Ruy Sardinha Lopes (IAU-USP); professora Vera Lúcia Cardim de Cerqueira (UFBA) e Celso Frateschi. 

Para acompanhar o evento on-line clique aqui.

Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br. Cadastre-se e receba as notícias por e-mail clicando aqui.
E siga as redes sociais do projeto:Twitter | Instagram | Youtube