O artista e sua época: estudo comparado entre Mário de Andrade e José Carlos Mariátegui Autor(a): Fabiana Camargo Pellegrini

Dissertação de Mestrado: O artista e sua época: estudo comparado entre Mário de Andrade e José Carlos Mariátegui

Autor(a): Fabiana Camargo Pellegrini

Ano: 2008

Orientador(a): Jorge Schwartz

Unidade da USP: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)

Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.8.2008.tde-26052008-154948

 

Resumo:

Este trabalho tem como intuito o estudo comparado entre Mário de Andrade (1893 – 1945) e José Carlos Mariátegui (1894 – 1930), através de seus textos críticos sobre arte e literatura. A proposta para o desenvolvimento deste estudo centrou-se na análise do projeto estético e ideológico destes autores para que, a partir desta prerrogativa, pudéssemos indagar sobre o papel do artista e do intelectual frente a sua época. No primeiro capítulo desta dissertação abordamos a relação entre Mário de Andrade e José Carlos Mariátegui perante o modernismo brasileiro e peruano. No segundo, tratamos da dicotomia entre a tradição e a modernidade, através de um “método moderno” de observação crítica da arte e da literatura, comum a ambos os autores. No terceiro capítulo desenvolvemos uma comparação entre os preceitos advindos das vanguardas européias junto a dois artistas latino-americanos: Candido Portinari e José Sabogal. Por fim, procuramos examinar as condições nas quais o artista e o intelectual desenvolvem suas obras e o conceito de mediação decorrente de suas atuações.

Palavras-chave: Arte e literatura; José Carlos Mariátegui (1894 – 1930); Mário de Andrade (1893 – 1945); Modernismo América Latina.

 

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.