Autora: Schwarcz, Lilia Moritz
Revista: Revista USP
Ano: 2022
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/199281/183340
Resumo:
O objetivo deste artigo é rever a “lenda dourada da Independência”, que toma o final pelo começo: a saída conservadora e monárquica como se fosse um dado inevitável. Não era, e vale a pena estruturar as bases dessa interpretação muito calcada na experiência do Sudeste – em especial Rio de Janeiro e São Paulo – e na elaboração da tela de Pedro Américo, chamada Independência ou morte, que foi, na verdade, um presente de filho para pai; uma tentativa de elevar a monarquia num momento de crise e que resultaria no seu final.
Palavras-chave: Independência do Brasil; Pedro Américo; monarquia.
Abstract: The objective of this article is to review the “golden legend of the independence”, which takes the ending by the beginning: the conservative and monarchical exit as an unavoidable fact. It was not, and it is worth structuring the bases of this interpretation, very much based in the experience of the Southeast – especially Rio de Janeiro and São Paulo – and in the elaboration of Pedro Américo’s painting, called Independência ou morte which was, actually, a gift from son to father; an attempt to elevate the monarchy in a moment of crisis and which would result in its end.
Keywords: Brazil’s independence; Pedro Américo; monarchy.
Fonte: Revista USP