USP vai premiar teses sobre Independência do Brasil e Modernismo

Edital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação vai selecionar três pesquisas que investiguem os marcos históricos; inscrições vão até 29 de agosto
Fotomontagem: Jornal da USP

.
Em 2022 comemora-se o Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada em 1822 por D. Pedro I, e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, evento considerado precursor do Movimento Modernista no País. Para dar visibilidade às pesquisas sobre tais temas, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP lançou um edital. 

O Prêmio Tese Destaque vai selecionar três estudos em nível de doutorado que investiguem os desdobramentos dos eventos históricos. São elegíveis teses desenvolvidas em qualquer área do conhecimento, defendidas entre janeiro e dezembro de 2021. 

Os dois primeiros colocados receberão prêmio no valor de R$ 2.500 e o terceiro colocado receberá menção honrosa junto a um diploma de certificação de premiação. Os professores orientadores das pesquisas também receberão certificado. 

Para se inscrever, os candidatos devem enviar uma cópia eletrônica da tese e um resumo de 500 palavras com os aspectos mais relevantes da pesquisa, além de uma listagem com as produções intelectuais derivadas do estudo. 

[su_pullquote align=”right”]+ Mais[su_posts template=”templates/jornal.php” id=”541293″ posts_per_page=”1″ post_type=”post” taxonomy=”category” offset=”0″ order=”DESC” orderby=”date” post_status=”publish”][/su_pullquote]

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho, é “a partir de uma reflexão sobre a importância destes marcos em pesquisas de estudantes de pós-graduação da USP que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em um processo altamente qualificado e competitivo, selecionará três trabalhos de teses defendidas ao longo de 2021 relacionados ao tema”. 

“O edital de teses, fruto da colaboração PRPG e Ciclo22, é mais uma oportunidade de dar visibilidade à produção da USP sobre os marcos de 1822 e 1922 e se soma a outras iniciativas como o edital de vídeos, feito também em parceria com a PRPG. Nos dois casos, é a qualidade da investigação acadêmica que se valoriza e sua potência em promover interpretações novas e críticas sobre o passado brasileiro, ajudando-nos a compreender melhor o presente e poder atuar de modo mais assertivo no futuro”, comentou a professora Diana Vidal, coordenadora do projeto Ciclo22.

Acesse o link do edital para ler o conteúdo na íntegra: https://www.prpg.usp.br/pt-br/noticias/8240-ciclo22-premio-tese 

Dúvidas e outras informações: contato-prpg@usp.br


Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br
E siga as redes sociais do projeto: 
Twitter | Instagram | YouTube