Autor(a): Carlota Boto; Nathalia Campelo Ferraz Guirao
Revista: Revista Brasileira de Alfabetização
Ano: 2020
Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003041299
Resumo: O presente artigo propõe-se a efetuar uma reflexão sobre a aplicação de alguns métodos na história da alfabetização no Brasil, a partir do estudo de três Cartilhas, consideradas exemplares em seu tempo: a Cartilha Maternal de João de Deus, datada de 1876, e seu impacto no Brasil; a Cartilha do Povo, de Lourenço Filho, que veio a público no ano de 1928; e a cartilha Caminho Suave de Branca Alves de Lima, que teve sua primeira edição datada de 1948. As três cartilhas serão tomadas como fonte documental do trabalho e serão cotejadas com a análise da bibliografia já existente sobre as mesmas. Nesse sentido, as fontes serão comparadas com a bibliografia, à luz dos procedimentos inscritos na operação historiográfica. Os resultados obtidos puderam evidenciar as modificações existentes na trajetória das práticas de alfabetização, enfocadas nas cartilhas, suas mudanças e permanências, decorrente das concepções sócio-políticas da sociedade vigente
Palavras-chave: História da Educação; História da Alfabetização; Cartilha do Povo; Cartilha Maternal; Caminho Suave
Fonte: Repositório USP