Autor(a): Carlota Boto
Revista: História da Educação
Ano: 2014
Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003087465
Resumo: A escola compõe, por seus fazeres e haveres, uma forma de liturgia. A compreensão da escola como um rito requer a observação dos movimentos internos constitutivos do cotidiano escolar, bem como a compreensão dos protocolos de ações projetadas para serem inseridas em práticas institucionais. Nesse sentido, as crianças em fila, a organização do espaço em classes seriadas, a construção de horários para abrigar as diferentes matérias e disciplinas do currículo, as interações do professor e dos alunos no espaço da sala de aula, as carteiras enfileiradas, o ponto registrado no quadro negro, tudo isso indicia ações e movimentos contidos no que compreendemos por vida escolar. Esta investigação debruça-se sobre alguns exemplos de modos de constituição da liturgia escolar, mediante o trabalho com fontes primárias consideradas oportunas para averiguar aspectos do cotidiano escolar: códigos de instrução pública, compêndios escolares de formação de professores, livros de leitura das escolas primárias, revistas de ensino e relatórios de inspeção. O período a que se circunscreve a documentação situa-se na segunda metade do século 19 e nos primeiros decênios do século 20. Procuramos recorrer a vestígios capazes de, emaranhados, proporcionar elementos para reconstituição de rituais existentes nas escolas brasileiras -mais especificamente paulistas e portugueses. Compreendendo que se trata de um diálogo do mundo luso-brasileiro, a proposta foi a de estabelecer campos de aproximação entre as realidades dos dois países com o perdão pela diacronia de longa duração. Não se pretende efetuar propriamente uma comparação entre as duas realidades -brasileira e portuguesa -, mas apenas articular relatos, entrecruzando rastros e procurando averiguar indícios que nos mostram não apenas como a escola era em seu dia a dia mas como se supunha que ela devesse ser.
Palavras-chave: escola primária, cultura escolar, rito, liturgia, história da educação
Fonte: Repositório USP