Redação sobre os 200 anos da Independência do Brasil pode premiar estudantes

Concurso Econoteen é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo; os vencedores recebem prêmios em dinheiro e o primeiro colocado também ganha uma bolsa integral do Cursinho FEAUSP
Arte sobre foto: Freepik / Wikimedia Commons

.
Promovido pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, o concurso de ensaios Econoteen recebe textos com o tema do bicentenário da Proclamação de Independência do Brasil. A inspiração deve surgir a partir da frase: 200 anos da Independência do Brasil: aonde chegamos. Podem participar alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas do Estado de São Paulo e as inscrições estarão abertas até o dia 31 de agosto neste link.

O concurso, que está em sua 16ª edição, é promovido pelo Departamento de Economia da FEA com o objetivo de estimular nos estudantes do ensino médio das escolas públicas o pensamento econômico, além de aproximá-los da universidade pública.

Para participar do Econoteen, o aluno deve analisar o tema e fazer um trabalho a partir de sua perspectiva. O bicentenário da Independência oferece aos jovens uma oportunidade de reflexão sobre os resultados alcançados pelo País nesse período. “Alterações profundas mudaram a feição de todos os países e, no Brasil, isso não foi diferente. O notável crescimento na expectativa de vida das pessoas, aumentos da produtividade nos diferentes setores econômicos e avanços no conhecimento científico e tecnológico não podem ser esquecidos”, destacam os organizadores do prêmio.

Os candidatos inscritos deverão enviar a redação entre os dias 20 de setembro e 10 de outubro para o e-mail econoteen@usp.br, junto com uma foto do RG e do comprovante de matrícula na escola. A dissertação deve conter entre 8 e 15 páginas. Os vencedores recebem prêmios em dinheiro, que vão de R$ 400 a R$ 1.500, e o primeiro colocado também ganha uma bolsa integral no Cursinho FEAUSP, mantido pelos estudantes da FEA e dedicado à preparação para os vestibulares. O resultado é divulgado no final do ano.

Mais informações no site www.econoteen.fea.usp.br.

Com informações de Cacilda Luna, da Assessoria de Imprensa da FEA-USP