Nacionalismo e regionalismo em dois inquéritos sobre o ensino superior brasileiro nos anos 1920

Autor(a): Bruno Bontempi Junior

Revista: Educar em Revista

Ano: 2017

Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/k8zJB7cg5MXXvpnYC863NNj/?lang=pt

Resumo: O artigo aborda dois inquéritos lançados nos anos 1920, organizados pelo jornal O Estado de S. Paulo (OESP), em 1926, e pela Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1929, que tratam do ensino superior brasileiro. Em ambos, os respondentes refletiram sobre a possibilidade de criação de universidades no Brasil, suas finalidades e as formas que deveriam tomar. Partindo da hipótese de que os usos das noções de “elite” indiciam os significados políticos associados à formação de centros de alta cultura, investigou-se a que correntes de pensamento político se atam aos diagnós – ticos e às proposições formulados nos respectivos inquéritos. Concluiu-se que o inquérito da Associação Brasileira de Educação foi orientado pelo pensamento nacionalista de Alberto Torres e vislumbrou a criação de uma universidade nacional, enquanto o inquérito de 1926, na parte dedicada ao ensino secundário e superior, baseou-se no regionalismo de Júlio de Mesquita Filho, projetando a fundação de uma universidade paulista.

Palavras-chave: ENSINO SUPERIOR; IDEOLOGIA POLÍTICA

Fonte: Repositório USP