Produções do projeto Ciclo22 marcam presença em eventos da USP

Podcast com foco em vestibulandos ganhou destaque durante feira de profissões da Universidade; estudantes podem colaborar com produção
Evento USP Pensa Brasil e os podcasts do Ciclo22 – Arte sobre foto – Marcos Santos/USP Imagens

.
O Ciclo22, projeto da USP que reúne atividades acadêmicas voltadas às reflexões sobre o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de Arte Moderna, divulgou seus trabalhos durante participação em grandes eventos da Universidade.

O mais recente deles foi USP e as Profissões, uma feira que divulga os cursos oferecidos pela instituição. Durante os três dias de evento, entre 1º e 3 de setembro, um banner sobre o podcast Ciclo22 no Vestibular ficou disponível aos visitantes. Por meio de um QR code foi possível conferir os episódios já publicados.

“O banner, produzido pela Thais Helena dos Santos [integrante da equipe], foi colocado ao lado do stand da Física, logo na entrada do evento, espaço de grande circulação. Foi possível ver o interesse dos estudantes ao ler sobre os podcasts e acessá-los pelo QR code”, comentou Ariadne Ecar, pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e integrante do Ciclo22.

Os episódios, publicados quinzenalmente, discutem temas relacionados à Independência do País e à Semana de 22 a partir de questões que caíram em vestibulares passados, com explicações e dicas sobre como estudar e como se preparar para as provas. Professores de cursinhos da USP são convidados para discutir os assuntos.

Outro evento no qual a equipe marcou presença foi o USP Pensa Brasil, que aconteceu entre 29 de agosto e 2 de setembro, uma semana voltada à reflexão universitária sobre grandes questões nacionais, como a relação entre o Estado e a desigualdade e os impasses da democracia brasileira, por exemplo.

Além da apresentação geral do projeto Ciclo22, os objetivos e a repercussão das produções, Ariadne representou a equipe falando sobre o apoio recebido e parcerias com outros setores da Universidade, como o Jornal da USP, por exemplo.

Banner do Ciclo22 durante o evento USP e as Profissões, realizado no mês de setembro – Foto: Divulgação/Ciclo 22

.
Participe do podcast

Os próximos episódios do podcast Ciclo22 no Vestibular trarão os futuros universitários para a produção. Os estudantes de Jornalismo Gabriel Guerra e Karina Tarasiuk, que produzem o especial, fizeram um formulário para entender quais são as principais dúvidas dos vestibulandos.

“Nós já passamos por esses momentos de estar aguardando ansiosamente o mês de novembro chegar com todas as provas e depois prorrogar a ansiedade até divulgarem os resultados. Por isso a ideia é servir de apoio”, explicou Guerra.

Depois de entender quais são as principais dúvidas e receios relatados, a produção vai convidar especialistas que possam esclarecer os assuntos. “Queremos trazer dicas de especialistas de psicologia sobre como se preparar emocionalmente para esse momento”, afirmou Karina.

Para acessar o formulário basta clicar no link: https://forms.gle/fpRkXAKTgaj6fRnMA