Estudos Brasileiros em 3 Tempos: 1822 – 1922 – 2022 – Ensaios sobre o Modernismo – volume 2

Autor(a): Fernando Paixão ; Flávia Camargo Toni

Editora: Fino Traço

Ano: 2021

Disponível em: https://www.ieb.usp.br/colecao-estudos-brasileiros/

Descrição:

O desafio contemporâneo de refletir criticamente sobre a realidade brasileira, em perspectiva inter/multi/ trans e pós-disciplinar, materializa-se nos títulos que integram a Coleção Estudos Brasileiros, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, na Série Paralelos 22, publicada pela Editora Fino Traço. Pensar a América portuguesa e o Brasil, a partir de apurada perspectiva epistemológica, pressupõe a ampliação, o adensamento e a interconexão de diferentes enfoques teóricos e metodológicos capazes de propiciar a apreensão de experiências coletivas e individuais, desvelando áreas de investigação fronteiriças ou ainda pouco exploradas. Supõe, igualmente, a compreensão das múltiplas temporalidades que constituem o processo histórico, tensionadas entre continuidades e rupturas. Impõe um olhar, simultaneamente abrangente e verticalizado, sobre questões econômicas, políticas e geográficas, e sua configuração social, étnica/racial e de gênero, contemplando alteridades e diversidades, assim como sobre sua conformação educacional, cultural, literária, artística e religiosa, em um mundo globalizado.

Sumário

Apresentação

A ampliação da esfera pública na Primeira República no Brasil e sua relação com o advento do modernismo e das universidades – Paulo Teixeira Iumatti

A Guerra dos Botões: Monteiro Lobato e a crítica de arte naturalista – Luiz Armando Bagolin

Modernismo brasileiro: entre a consagração e a contestação – Ana Paula Cavalcanti Simioni

Pauliceia desvairada (1922) e o memorialismo de Mário de Andrade – Marcos Antonio de Moraes

Pacto e linguagem nas Memórias sentimentais de João Miramar – Fernando Paixão

Retratando o Brasil – Walnice Nogueira Galvão

Fonografia e projeto nacional: o Brasil no Congresso de Arte Popular de Praga (1928) – Flávia Camargo Toni

O truque do mestre: a crise da modernização em “Chega de saudade” – Gabriel S. S. Lima Rezende

Apontamentos sobre uma canção para teatro: “Funeral de um lavrador” – Walter Garcia da Silveira Junior

 Fonte: IEB USP