Seminário internacional discute enfrentamento dos desafios pós-pandemia na educação

O Laboratório de Pesquisa e Integração em Psicologia, Educação e Tecnologia (ConectaLab) e o Programa de Pós Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP promovem entre os dias 13 e 15 de dezembro o IV Seminário Internacional Educação em Ciências da Vida (SIECVida).

O evento, que terá como tema “Inspirações para o Enfrentamento dos Desafios Pós-pandêmicos”, terá atividades on-line e presenciais, realizadas no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP e no Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

As inscrições devem ser realizadas neste link. Os interessados também podem submeter resumos e fazer apresentações de pôsteres, por meio deste formulário. A participação é gratuita e haverá envio de certificados.

A abertura contará com uma palestra do titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, professor Mozart Neves Ramos, sobre os desafios da educação no governo Lula. As demais atividades serão ministradas pelos docentes da FFCLRP Fabiana Maris Versuti, Fernando Eduardo Padovan Neto, Luciana Carla dos Santos Elias, Andreia Schmidt e Carmem Beatriz Neufeld; os integrantes do ConectaLab Celso Garcia, Priscila Castilho e Mônica Ribeiro; a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Carlos Chagas, Eliana Maria Bhering; a professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP Kelly Graziani Giacchero Vedana; o sócio da Zanity Análise de Dados e Consultoria, Araê Cainã Zani de Souza; e o coordenador de projetos em tecnologias na educação da Prefeitura Municipal de Itatiba, Thiago de Arruda Esper.

Entre os convidados internacionais que integram a programação on-line estão a professora do Departamento de Neurociências da Universidade de Minnesota Janet Dubinsky; o professor da Universidade de Coimbra José Carlos Santos; a pós-doutora na Universidade de Quebec Camila Corrêa Matias Pereira; e os docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Francisco dos Santos Cardoso, Célio Pinto e Patrícia Maria Rodrigues Pereira Pires.

O IV SIECVida tem como objetivo promover um espaço de reflexão sobre a agenda educacional frente aos desafios do século XXI, tem um caráter de continuidade, com a prerrogativa de criar e fortalecer redes de pesquisa, ensino e extensão, configurando um fórum permanente para compartilhamento de conhecimentos e troca experiências entre a universidade e sociedade. O seminário é voltado a alunos de graduação e pós-graduação, professores da Educação Básica e professores do Ensino Superior, bem como profissionais de outras áreas e pessoas que tenham interesse em aprimorar o conhecimento em relação aos desafios da Educação na contemporaneidade.

O evento tem o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP.

Mais informações: siecvida@usp.br.

Inscrições: https://www.even3.com.br/4-siecvida/

Submissão de resumos: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIcqyihAdP4nTp4xV8Kum6-KXOgY5CDrwGwNOku7-cje3zIA/viewform