Dissertação de Mestrado: Avaliação da relação entre práticas do Lean Manufacturing e tecnologias da Indústria 4.0: aplicação de Modelagem Estrutural Interpretativa (ISM)

Autor(a):  João José Medeiros Alfineto

Ano: 2022

Orientador(a):  Kleber Francisco Espôsto

Unidade da USP:  Escola de Engenharia de São Carlos

Disponível em:  https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-26052022-082738/pt-br.php 

Resumo: O Lean Manufacturing é uma abordagem de gestão que surgiu na Toyota na década de 1950, cujo foco é a eliminação de desperdícios. Para isso utiliza diversas práticas. Esta abordagem gera benefícios para as organizações e é amplamente aceito e empregado. Apesar da grande aceitação, os sistemas de produção precisam considerar as tecnologias digitais proporcionadas pela Indústria 4.0. As práticas Lean podem ser implementadas neste período em que a Quarta Revolução Industrial se expande, integrando ambas as abordagens para melhorar a eficiência dos sistemas de produção. Sendo assim, o objetivo deste estudo é identificar a sequência a ser priorizada de implantação de práticas do Lean Manufacturing e de tecnologias da Indústria 4.0. Para alcançar esse objetivo foi aplicado o método Interpretive Structural Modeling (ISM), bem como realizada a análise Cross-Impact Matrix Multiplication Applied to Classification (MICMAC), que permitiu identificar as práticas Lean e as tecnologias da Indústria 4.0 que possuem alto poder de condução e as que são dependentes. Um modelo estrutural mostra a hierarquia entre as práticas Lean e as tecnologias da Indústria 4.0, evidenciando que as tecnologias da Indústria 4.0 influenciam as práticas Lean, e deste modo devem ser priorizadas para implantação. As contribuições resultantes deste estudo fornecem uma melhor compreensão da literatura existente acerca da Indústria 4.0, Lean Manufacturing e sua relação, bem como fornecem implicações práticas para indústrias que desejam implantar práticas Lean e/ou tecnologias da Indústria 4.0 e aponta lacunas de pesquisa a serem preenchidas por trabalhos futuros.

Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.