Autor(a): Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti
Ano: 2021
Orientador(a): Marcelo Afonso Ribeiro
Unidade da USP: Instituto de Psicologia
Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-28052021-135124/pt-br.php
Resumo: A construção de projeto é um objetivo emergente na prática da orientação profissional e de carreira. Está presente nos atendimentos de adolescentes e adultos para os quais a tomada de decisão em forma de uma escolha não é o suficiente para corresponder às demandas apresentadas pela pessoa diante de seu futuro. Assim como as abordagens em orientação profissional e de carreira têm uma teoria de escolha, há a necessidade de se esclarecer qual é a teoria de projeto na qual o orientador vai embasar sua prática. O objetivo dessa pesquisa é lançar as bases para uma teoria do projeto na abordagem da estratégia clínica em orientação profissional e de carreira. Para isso, partimos das definições sobre a natureza dessa área, conceituada como uma ciência-aplicada cujo objeto é a relação da pessoa com o mundo do trabalho e/ou educacional lançada ao futuro. Diante desse objeto, deduzimos que um dos objetivos que se constitui é a construção de projeto, que ocorre no presente, mas é sempre relativa ao futuro. Partindo das bases teóricas da estratégia clínica, que são a psicanálise e a psicologia social crítica, e em diálogo com os saberes produzidos no campo da orientação profissional e de carreira, organizamos a tese em quatro partes, cada uma dedicada à exploração e definição de um conceito central que fará parte da proposta final de conceituação do projeto. A Parte 1 é sobre o futuro, definido como aquilo que não cessa de não acontecer; a Parte 2 versa sobre o projeto, entendido como uma construção imaginária-simbólica sobre o futuro; a Parte 3 discorre sobre a narrativa, que consiste em uma construção de linguagem sobre o futuro que fornece uma estrutura na qual passado, presente e futuro se articulam junto aos elementos que compõem a vivência da relação da pessoa com o mundo; e a Parte 4 apresenta o conceito de fantasia, compreendido como a sintaxe singular do sujeito que está estabelecida pela forma como ele busca reencontrar o objeto causa do seu desejo nas relações que faz com o outro em seu cotidiano. Como conclusão, articulamos essas definições às definições de pessoa e mundo do trabalho e da educação, para enfim propormos uma definição do que é o projeto para a estratégia clínica em orientação profissional e de carreira, a saber: uma narrativa que se estrutura sobre uma fantasia acerca da relação entre a pessoa e o mundo do trabalho e/ou educacional lançada ao futuro. Por fim, listamos uma série de pesquisas futuras que podem ser realizadas para o avanço da construção teórica para a qual essa tese procurou lançar as bases
Fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.