Ebook: Agroecologia: diálogos entre ciência e práxis em agroecossistemas familiares na Amazônia

Organizadores: Romier da Paixão Sousa; Roberta de Fátima Rodrigues Coelho; Louise Ferreira Rosal; Júlio César Suzuki

Ano: 2022

Unidade da USP: FFLCH

Resumo: A Amazônia, particularmente, vive uma grande contradição, pois, por um lado, os projetos hegemônicos pensados para a região estão baseados em uma matriz de desenvolvimento predatório do ponto de vista socioambiental e cultural, especialmente com o avanço do desmatamento e da ocupação ilegal de territórios de povos e comunidades tradicionais. Por outro, milhares de famílias camponesas, povos tradicionais e originários – mesmo diante de um ambiente hostil – têm revelado que é possível construirmos um desenvolvimento com base na sustentabilidade, evidenciando os princípios da Agroecologia. Como estratégia de resistência e de valorizar saberes, fazeres, esta coletânea reúne textos, frutos de pesquisas que entrelaçaram ciência e práxis de agricultores(as), pesquisadoras(es), povos da Amazônia, a partir de diferentes instituições da Amazônia Paraense, em especial o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), constituindo-se em resultado da articulação institucional realizada entre o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Rurais (PPDRGEA) do IFPA-Campus Castanhal e o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo.

Fonte: Portal de Livros Abertos da USP

Disponível em:  https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/874