Descrição: Novas tecnologias digitais se desenvolvem rapidamente e geram profundo impacto econômico e social em todo o mundo. Recentemente, novos modelos de Inteligência Artificial (IA) têm-se mostrado capazes de oferecer respostas e textos com linguagem praticamente similar aos humanos. Impactos no mercado de trabalho, nas desigualdades, na saúde e, principalmente, na educação atraíram as atenções de empresas, da universidade e dos mais diferentes governos.
O ChatGPT é uma dessas tecnologias que, para muitos, representa uma nova fronteira da IA. O ChatGPT é capaz de redigir ensaios, trabalhos e responder lições de casa ou questões de uma prova. Ao mesmo tempo, pode diminuir o esforço de reflexão e cognição e enfraquecer a aprendizagem.
A comunidade acadêmica precisa compreender e avaliar essas novas ferramentas. Quais os impactos nos processos de ensino-aprendizagem? Como as universidades devem lidar com essas inovações? Como enfrentar as questões éticas derivadas de suas respostas e de seu uso? Será que essas tecnologias podem também ser utilizados para potencializar o processo educacional? De que forma?
Neste encontro, especialistas das mais diferentes áreas discutirão com toda a comunidade USP os potenciais e limites do ChatGPT e recomendarão diretrizes para sua utilização.
Programação:
O ChatGPT, Educação e a Sala de Aula:
Dora Kaufman (PUC-SP e C4AI);
Virgilio Almeida (UFMG e IEA);
Naomar de Almeida Filho (UFBA e IEA);
Valdir Barzotto (FE/USP);
Luciano Digiampietri (PRPG/USP) e
Karla Roberta P. S. Lima (EACH e PRG/USP)
Moderador:
Eugênio Bucci (ECA/USP e IEA)
Conclusões, Continuidade e Encerramento:
Guilherme Ary Plonski (IEA);
Glauco Arbix (FFLCH/USP e IEA);
Cristina Godoy (FDRP/USP e IEA),
Demi Getschko (NIC.br) e
Fábio Cozman (C4AI/USP e EP/USP)
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yDFPIjxL5dQ
Fonte: IEA/USP