Descrição: Neste evento abordamos o tema da relação das populações nativas com a Mata Atlântica, através da contribuição de um pesquisador e de um fotografo que estão desenvolvendo trabalhos acerca do tema.
Freg J. Stokes, pesquisador australiano, apresenta os resultados da tese de doutorado defendida junto a School of Historical and Philosophical Studies, University of Melbourne, The Hummingbird’s Atlas: Mapping Guaraní Resistance in the Atlantic Rainforest during the Emergence of Capitalism (1500–1768) que discute o papel dos indígenas guarani na resistência ao desmatamento da Mata Atlântica e o papel que eles tiveram, voluntaria e principalmente involuntariamente na exploração das commodities da mesma Mata Atlântica, culminando na exploração do ouro e a contribuição destas nossas riquezas na formação do capitalismo emergente no mundo.
O fotografo Edu Simões está realizando um projeto fotográfico sobre a Mata Atlântica com inspiração na cosmogonia Guarani. Apresentará os primeiros resultados de seus trabalhos.
Abertura:
Marina Massimi (IEA/USP)
Expositores:
Edu Simões (Fotógrafo) e
Freg J. Stokes (Universidade de Melbourne)
Moderação:
Anette Hoffmann (IEA/USP)
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rVaTQiWBSNc
Fonte: IEA/USP