Descrição: Simpósios USP Cidades Globais 2023 (1º encontro)
“Produção do Conhecimento Científico em Mudança e Adaptação Climática pela USP: Revisão Sistemática e Estudos de Caso”
O simpósio, realizado em formato híbrido, pretende caracterizar o estado da arte na produção do conhecimento sobre mudança e adaptação climática pela USP, apresentando resultados de uma pesquisa de pós-doutorado na qual foi realizada revisão sistemática e bibliográfica, identificando as principais características dessa produção: principais pontos abordados, tendências e lacunas.
Essa apresentação será seguida de estudos de caso aplicados nas áreas de saneamento, tecnologias ambientais, energia e resíduos.
Espera-se que o simpósio possa contribuir para uma reflexão acerca da produção do conhecimento em mudanças climáticas pela Universidade de São Paulo e suscitar uma discussão sobre suas características.
Coordenação e Organização do simpósio: Gpes 5
Pesquisadora responsável: Debora Sotto
Supervisor: Arlindo Philippi Jr.
Julio Barboza Chiquetto (presencial)
Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Docente da FLACSO Brasil e do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Tem pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP, Programa USP Cidades Globais. Doutor em Geografia
Física pela USP. Colaborações de pesquisa e ensino com a Universidade de Chiapas, México, a Universidade Americana do Mediterrâneo e a Universidade de Münster, Alemanha. Suas principais áreas de interesse são poluição do ar, mobilidade urbana e mudanças climáticas
Marcelo Antunes Nolasco (remoto)
Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP) nos Programas de Pós-graduação em Sustentabilidade (EACH/USP), Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (FSP/USP) e na Graduação em Gestão Ambiental (EACH/USP). Livre-Docente pela USP na área de saneamento e sustentabilidade. Pós-Doutorado na University of California – Berkeley, EUA. Atua nos seguintes temas: Inovação em sistemas de tratamento de águas, conversão de resíduos em energia e/ou biofertilizantes; Bioprocessos e bioletroquímica; Saneamento Sustentável; Recursos hídricos, Saneamento Ambiental; Biotecnologia ambiental; Micropoluentes em águas; Infraestrutura natural e mudanças climáticas, cidades sustentáveis e resilientes.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HwjVTZHQnRs
Fonte: IEA/USP