Autor(a): Carlota Boto; Suzana Alves Albuquerque
Revista: História da Educação
Ano: 2018
Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/rK7WfrvvbSn9D7w4XgpGKKb/?lang=pt
Resumo: As escolas de primeiras letras nas diferentes províncias brasileiras, ao longo do século XIX, tinham seus fazeres influenciados por métodos de ensino internacionalmente postos no território das ideias pedagógicas da Modernidade. Uma ação pontual foi a vinda do poeta e educador português António Feliciano de Castilho (1800-1875) para apresentação de seu método na Corte brasileira. O curso dado por Castilho passou por momentos de rejeição explícita, implicando inclusive o cancelamento do mesmo curso; o que suscita diversos questionamentos: Quais motivos levaram à rejeição do método de Castilho e o cancelamento de seu curso na Corte brasileira? Quais as perspectivas pedagógicas e quem é o professor que, ao defender o método Jacotot, estabeleceu diversos debates com Castilho?
Palavras-chave: ENSINO FUNDAMENTAL; HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Fonte: Repositório USP